Frases de "Marcel Proust" sobre "SABEDORIA"
"A razão pela qual um trabalho de gênio não é Facilmente admirado desde o primeiro é que o homem que criou é extraordinário, que poucos outros homens se assemelham a ele. É o seu trabalho em si que, fertilizando as mentes raras capazes de entendê-lo, os fará aumentar e multiplicar."
--- Marcel Proust
"Que abismo da incerteza, sempre que a mente se sente ultrapassada por si mesma; Quando, o buscador, é ao mesmo tempo a região escura através da qual deve ir buscando e onde todo o seu equipamento não irá não aproveitar nada. Procurar? Mais do que isso: crie. É cara a cara com algo que ainda não existe, que sozinho pode fazer, que sozinho pode trazer para a luz do dia."
--- Marcel Proust
"Podemos, de fato, dizer que a hora da morte é incerta, mas quando dizemos isso dessa hora como situado em uma viga e remota extensão de tempo; Não ocorre conosco que pode ter qualquer conexão com o dia que já tenha amanheceu e pode significar que a morte - ou seu primeiro ataque e posse parcial de nós, após o que nunca vai deixar de novo - pode ocorrer Naquela mesma tarde, tão longe de incerta, esta tarde cujo tempo-mesa, hora a hora, foi resolvido com antecedência."
--- Marcel Proust
"Eu culpo os jornais porque todos os dias chamam nossa atenção em coisas insignificantes, enquanto três ou quatro vezes em nossas vidas, lemos livros que contêm coisas essenciais. Uma vez que for febrilmente rasgar a banda de papel envolvendo nossos jornais, as coisas devem mudar e nós deveríamos encontrar - eu não sei - os penses por Pascal!"
--- Marcel Proust
"Uma pessoa não ... fica imóvel e claro diante de nossos olhos com seus méritos, seus defeitos, seus planos, suas intenções em relação a nós expostas em sua superfície ... mas é uma sombra que nunca podemos ter sucesso Na penetrante ... uma sombra atrás da qual podemos imaginar alternadamente, com igual justificação, que queima a chama do ódio e do amor."
--- Marcel Proust
"É estranho como uma pessoa sempre desperta admiração por suas qualidades morais entre os parentes de outro com quem ele tem relações sexuais. O amor físico, tão injustificadamente diminuído, faz todo mundo aparecer, até o mínimo de detalhes, tudo o que ele tem de bondade e auto-sacrifício, para que ele brilhe até os olhos daqueles mais próximos a ele."
--- Marcel Proust
"Então nós não acreditamos que a vida é linda porque não nos lembramos, mas se conseguirmos um cheiro de um longo cheiro esquecido, somos de repente intoxicados e similarmente achamos que não amamos mais os mortos porque não Lembre-se deles, mas se por acaso nos deparamos com uma velha luva, explodimos em lágrimas."
--- Marcel Proust
"Que ato abominável e sensual chamado lendo o jornal, graças ao qual todas as infortúnias e cataclismos no universo nas últimas vinte e quatro horas, as batalhas que custam a vida de cinquenta Mil homens, os assassinatos, as greves, as falências, os incêndios, os intoxicos, os suicídios, os divórcios, as emoções cruéis dos estadistas e atores, são transformadas por nós, que nem se importam, em um deleite matinal, misturando-se De forma maravilhosa, de uma forma particularmente emocionante e tônica, com a ingestão recomendada de alguns goles de Cafe au lait."
--- Marcel Proust
"Somente através da arte Podemos ficar fora de nós mesmos e saber a visão do universo que não é o mesmo Como nosso e vê paisagens que, de outra forma, permaneceriam desconhecidos para nós como as paisagens da lua. Graças à arte, em vez de ver um único mundo, nosso, nós vemos multiplicar até que tenhamos diante de nós tantos mundos quanto houver artistas originais."
--- Marcel Proust
"Sabedoria não pode ser transmitida. Sabedoria que um homem sábio tenta conferir sempre parece tolice a outra pessoa ... o conhecimento pode ser comunicado, mas não sabedoria. Pode-se encontrá-lo, viva, faça maravilhas através dele, mas não se pode comunicar e ensinar. " - Hermann Hesse, Siddhartha "Nós não recebemos sabedoria; Devemos descobrir por nós mesmos depois de uma jornada que ninguém pode levar para nós ou nos poupar."
--- Marcel Proust
"Provavelmente não há uma pessoa, No entanto, grande sua virtude, que não pode ser liderada pelas complexidades das circunstâncias da vida a uma familiaridade com os vícios que ele condena mais veementemente - sem reconhecer completamente este vício que, disfarçado de certos eventos, toca-lhe: palavras estranhas: uma atitude inexplicável, em uma dada noite, da pessoa que ele de outra forma Tem tantas razões para amar."
--- Marcel Proust
"Eu fui deixado sozinho lá na companhia das orquídeas, rosas e violetas, que, como pessoas esperando ao seu lado, que não te conhecem, preservaram um silêncio que Sua individualidade como coisas vivas tornavam ainda mais impressionantes, e se aqueceu no calor de um fogo de carvão brilhante."
--- Marcel Proust
"Em ne re c ° oit pas la sagesse, il faut la de couvrir soi-me " , ONU ONU TRAJET QUE PERSONE NE POUT FAIE DURANS NUS, NE PEut Nous E Pargner. Nós não recebemos sabedoria. Devemos nos descobrir depois de experiências que ninguém mais pode ter para nós e de onde ninguém mais pode nos poupar ."
--- Marcel Proust
"é reconfortante quando alguém tem uma tristeza para mentir no calor da cama e ali, abandonando todo o esforço e toda a resistência, para enterrar até a cabeça sob a capa , dando a si mesmo completamente, gemendo como galhos no vento do outono. Mas ainda há uma cama melhor, cheia de odores divinos. É nosso doce, nosso profundo, nossa amizade impenetrável."
--- Marcel Proust
"Quando uma crença desaparece, sobrevive-a - cada vez mais vigorosamente, de modo a caçar a ausência do poder, agora perdida para nós, de transmitir a realidade para coisas novas - Um apego fetichista às antigas coisas que anima uma vez, como se estivesse neles e não em nós mesmos que o Divino Spark residia, e como se a nossa actual incredulidade tivesse uma causa contingente - a morte dos deuses."
--- Marcel Proust
"Todo leitor, enquanto ele lê, é na verdade o leitor de si mesmo. O trabalho do escritor é apenas um tipo de instrumento óptico que ele fornece ao leitor para que ele possa discernir o que ele nunca poderia ter visto em si mesmo sem este livro. O reconhecimento do leitor em si mesmo do que o livro diz é a prova da verdade do livro."
--- Marcel Proust
"Qual, claro, é seguido por: Para aqueles que têm consciência, uma sugestão é bastante suficiente. Para as multidões de mero conhecimento inútil é inútil. Haji Bektash Veli não recebemos sabedoria; Devemos descobrir por nós mesmos depois de uma jornada que ninguém pode levar para nós ou nos poupar."
--- Marcel Proust
"Se, eu posso, algum dia, veja o jardim de M. Claude Monet, tenho certeza de que verei algo que não é muito Um jardim de flores como de cores e tons, menos um jardim de flor antiquado do que um jardim de cor, por assim dizer, um que alcança um efeito não inteiramente natureza, porque foi plantado de modo que apenas as flores com cores correspondentes vão florescer em Ao mesmo tempo, harmonizado em um infinito trecho de azul ou rosa."
--- Marcel Proust
"Mas quando de um longo -Distant passado nada subsiste, depois que as pessoas estão mortas, depois que as coisas estão quebradas e espalhadas, gosto e cheiram sozinhos, mais frágeis, mas mais duradouros, mais insubstanciais, mais persistentes, mais fiéis, permanecem em muito tempo, como almas, lembrando esperando, esperando, em meio às ruínas de todo o resto; E tenha inabalável, na pequena e quase impalpável queda de sua essência, a vasta estrutura da lembrança."
--- Marcel Proust
"As pessoas não morrem por nós imediatamente, mas permanecem banhadas em uma espécie de aura da vida que não tem relação com a verdadeira imortalidade, mas através da qual eles continuam a ocupar nossos pensamentos em da mesma maneira que quando eles estavam vivos. É como se eles estivessem viajando para o exterior."
--- Marcel Proust
"Para que eu desejei ver uma pessoa novamente sem perceber que era simplesmente porque aquele pessoal lembrou-me uma sebe de espinhos em flor, e eu fui levado a acreditar, e fazer alguém acreditar, em um renovação de afeto, pelo que não havia mais do que uma inclinação para viajar."
--- Marcel Proust
"Para todos que, não tendo sentido artístico - isto é, nenhuma submissão à realidade subjetiva - pode ter o jeito de raciocinar sobre a arte até o dia do juízo final, Especialmente se ele for, além disso, um diplomata ou financista em contato com as 'realidades' dos dias atuais, está muito pronta para acreditar que a literatura é um jogo intelectual que está destinado a ser abandonado gradualmente com o passar do tempo."
--- Marcel Proust
"Quando a mente tem uma tendência a sonhar, é um erro manter os sonhos longe de para racionar seus sonhos. Enquanto você distrair sua mente de seus sonhos, não os saberá pelo que são; Você sempre estará sendo levado pelo aparecimento das coisas, porque você não terá compreendido sua verdadeira natureza. Se um pouco de sonhar é perigoso, a cura para não sonhar menos, mas sonhar mais, sonhar o tempo todo. É preciso ter uma compreensão completa de um"
--- Marcel Proust