Frases de "Max Horkheimer" sobre "IMPORTAM"
"Quando as grandes concepções religiosas e filosóficas estavam vivas, pensando que as pessoas não exaltaram humildade e amor fraternal, justiça e humanidade porque era realista manter tais princípios e estranhos e perigosos para desviar de ou porque essas máximas estavam mais em harmonia com seus gostos supostamente livres do que outros. Eles mantiveram idéias porque viram neles elementos da verdade, porque os conectavam com a ideia de logotipos, seja na forma de Deus ou de uma mente transcendental, ou mesmo da natureza como um princípio eterno."
--- Max Horkheimer
"Razão nunca dirigiu realmente a realidade social, mas agora a razão tem sido tão completamente purgada de qualquer tendência ou preferência específica que finalmente renunciou até mesmo a tarefa de transmitir o julgamento sobre as ações e o modo de vida do homem. A razão transformou-os para a sanção final aos interesses conflitantes para os quais nosso mundo realmente parece abandonado."
--- Max Horkheimer
"Em face da ideia de que a verdade pode pagar o oposto da satisfação e se tornar completamente chocante para a humanidade em qualquer momento histórico, ... Os pais do pragmatismo tornaram a satisfação do sujeito o critério da verdade. Para tal doutrina, não há possibilidade de rejeitar ou até mesmo criticar qualquer espécie de crença que é apreciada por seus adeptos."
--- Max Horkheimer
"Assim que um pensamento ou palavra se torna uma ferramenta, pode-se dispensar realmente "pensando", isto é, os atos lógicos envolvidos na formulação verbal. Como foi apontado, muitas vezes e corretamente, a vantagem da matemática - o modelo de todo o pensamento neo-positivista - está em apenas esta "economia intelectual". As operações lógicas complicadas são realizadas sem desempenho real dos atos intelectuais nos quais os símbolos matemáticos e lógicos são baseados. ... torna-se um fetiche, uma entidade mágica que é aceita em vez de experimentar intelectualmente."
--- Max Horkheimer
"Se a visualização subjetivista estiver realizada, o pensamento não pode ser de qualquer ajuda para determinar a desejabilidade de qualquer objetivo em em si. A aceitabilidade dos ideais, os critérios para nossas ações e crenças, os principais princípios de ética e política, todas as nossas decisões finais são tomadas para depender de fatores além da razão. Eles devem ser assuntos de escolha e predileção, e tornou-se sem sentido falar da verdade em tomar decisões práticas, morais ou estéticas."
--- Max Horkheimer
"Na maioria dos casos, para ser razoável significa não ser obstinado, o que, por sua vez, aponta para a conformidade com a realidade como é. O princípio do ajuste é considerado como garantido. Quando a ideia da razão foi concebida, pretendia atingir mais do que a mera regulação da relação entre meios e fins: foi considerado o instrumento para entender os fins, para determiná-los."
--- Max Horkheimer
"Pragmatismo, em tentar transformar a física experimental em um protótipo de toda a ciência e para modelar todas as esferas da vida intelectual após As técnicas do laboratório, é a contrapartida do industrialismo moderno, para a qual a fábrica é o protótipo da existência humana, e que modelam todos os ramos da cultura após a produção na correia transportadora."
--- Max Horkheimer
"O mundo é tão Possuído pelo poder do que é e os esforços de ajuste a ela, que a rebelião do adolescente, que uma vez lutou contra o pai porque suas práticas contradiziam sua própria ideologia, não pode mais surgir. ... psicologicamente, o pai é ... Substituído pelo mundo das coisas."
--- Max Horkheimer
"O esforço da pesquisa científica para ver os eventos em seu mais General Conne a fim de determinar suas leis, é uma ocupação legítima e útil. Qualquer protesto contra esses esforços, em nome do FREEFOM de condições restritivas, seria infrutífero se a ciência não identificasse ingenuidalmente as abstrações chamadas regras e leis com as forças eficazes, e confunda a probabilidade de que B irá seguir com o esforço real B Siga a."
--- Max Horkheimer
"O irracionalismo Theocêntrico de Calvino revelou-se como a astúcia à razão tecnocrática que tinha que moldar seu material humano. A miséria e as leis pobres não foram suficientes para impulsionar os homens nas oficinas da era capitalista precoce. O novo Espírito ajudou a suplementar as pressões externas com uma preocupação com a esposa e a criança à qual a autonomia moral do sujeito introvertido na realidade era tantamount."
--- Max Horkheimer
"A revolução não vai acontecer com armas, em vez disso, vai acontecer incrementalmente, ano a ano, geração por geração. Vamos gradualmente infiltraremos suas instituições educacionais e seus escritórios políticos, transformando-os lentamente em entidades marxistas à medida que nos movemos em direção ao igualitarismo universal."
--- Max Horkheimer
"Agora que a ciência nos ajudou a superar a admiração do desconhecido na natureza, somos os escravos das pressões sociais de nossa própria criação. Quando solicitados a agir de forma independente, choramos por padrões, sistemas e autoridades. Se por esclarecimento e progresso intelectual queremos dizer a liberação do homem da crença supersticiosa nas forças do mal, em demônios e fadas, no destino cego - em suma, a emancipação do medo - então denúncia do que atualmente é chamado de razão é o melhor serviço Razão pode renderizar."
--- Max Horkheimer
"Actualmente, quando as formas predominantes da sociedade tornaram obstáculos à livre expressão de poderes humanos, é precisamente o Ramos abstratos de ciência, matemática e física teórica, que ... oferecem uma forma menos distorcida de conhecimento do que outros ramos da ciência que estão entrelaçados com o padrão da vida diária, e a praticidade dos quais aparentemente testemunha para o seu caráter realista."
--- Max Horkheimer
"Razão subjetiva ... Está inclinado a abandonar a luta com a religião, estabelecendo dois colchetes diferentes, um para a ciência e a filosofia, e um para a mitologia institucionalizada, Assim, reconhecendo os dois. Para a filosofia da razão objetiva, não há como sair. Uma vez que segura o conceito de verdade objetiva, deve assumir uma posição positiva ou negativa em relação ao conteúdo da religião estabelecida."
--- Max Horkheimer
"Os patchfinders do pensamento moderno não derivam o que é bom da lei. ... seu papel na história não era o de adaptar suas palavras e ações para o texto de documentos antigos ou doutrinas geralmente aceitas: eles próprios criaram os documentos e traziam a aceitação de suas doutrinas."
--- Max Horkheimer
"Spinoza, por exemplo, pensou que insights sobre a essência da realidade, na estrutura harmoniosa do universo eterno, necessariamente desperta amor por este universo. Para ele, a conduta ética é inteiramente determinada por tal insight sobre a natureza, assim como a nossa devoção a uma pessoa pode ser determinada pela visão de sua grandeza ou gênio. Medos e pequenas paixões, alienígenas ao grande amor do universo, que é em si, desaparecerá, de acordo com Spinoza, uma vez que nossa compreensão da realidade é profunda o suficiente."
--- Max Horkheimer
"O significado de Deus, causa, número, substância ou alma consiste, como James afirma, em nada, mas a tendência do conceito dado para nos fazer agir ou pensar. Se o mundo deve chegar a um ponto em que deixa de cuidar não apenas sobre essas entidades metafísicas, mas também sobre os assassinatos perpetrados por trás das fronteiras fechadas ou simplesmente no escuro, teria que concluir que os conceitos de tais assassinatos não têm significado, que não representam nenhuma "idéias distintas" ou verdades, já que elas não fazem nenhuma diferença sensata para ninguém."
--- Max Horkheimer
"Embora as formulações da ciência ofereçam o conhecimento mais avançado da natureza, os homens continuam a usar formas obsoletas de pensamento por muito tempo descartados por Teoria científica. Na medida em que essas formas obsoletas são supérfluas para a ciência, o fato de que eles persistem violavam o princípio da economia do pensamento, aquele traço característico do temperamento burguês."
--- Max Horkheimer
"Os fatos que nossos sentidos presentes são socialmente realizados de duas maneiras: através do histórico caráter do objeto percebido e através do caráter histórico do órgão percebedor. Ambos não são simplesmente naturais; Eles são moldados pela atividade humana, e ainda o indivíduo se percebe como receptivo e passivo no ato de percepção."
--- Max Horkheimer
"O prazer que um homem fica de uma paisagem [não] duraria por muito tempo se ele estivesse convencido a priori que as formas e as cores que ele vê são apenas Formas e cores, que todas as estruturas em que elas desempenham um papel são puramente subjetivas e não têm nenhuma relação para qualquer ordem ou totalidade significativa, que elas simplesmente e necessariamente expressam nada ... Nenhuma caminhada pela paisagem é mais longa; E assim o próprio conceito de paisagem como experimentado por um pedestre torna-se sem sentido e arbitrário. A paisagem se deteriora completamente no paisagismo."
--- Max Horkheimer