Frases de "Michel Foucault" sobre "CAMINHO"
"O pensamento não é mais teórico. Assim que funciona ofendendo ou reconcilia, atrai ou repele, quebra, dissocia, une ou reúne; Não pode ajudar, mas libertar ou escravizar. Mesmo antes de prescrever, sugerindo um futuro, dizendo o que deve ser feito, mesmo antes de exortar ou simplesmente soar um alarme, pensou, ao nível da sua existência, em sua própria nascente, é em si uma ação-um ato perigoso."
--- Michel Foucault

"Uma crítica não consiste em dizer que as coisas não são boas do jeito que são. Ele consiste em ver em apenas que tipo de suposições, de noções familiares, de formas estabelecidas e não examinados de pensar as práticas aceitas são baseados ... Para fazer a crítica é tornar mais difícil os atos que são agora muito fácil."
--- Michel Foucault

"Há mais idéias na Terra do que os intelectuais imaginam. E essas idéias são mais ativas, mais fortes, mais resistentes, mais apaixonadas do que "políticos" pensam. Temos que estar lá no nascimento de idéias, o estourando para fora de sua força: não em livros expressando-os, mas em eventos manifestando essa força, em lutas realizadas em torno de idéias, para ou contra eles. Idéias não governam o mundo. Mas é porque o mundo tem idéias (e porque constantemente os produz) que não é passivamente governado por aqueles que são seus líderes ou aqueles que gostariam de ensiná-lo, uma vez por todas, o que deve pensar."
--- Michel Foucault

"Meu papel - e isso é muito enfático uma palavra - é mostrar às pessoas que são muito mais livres do que se sentem, que as pessoas aceitam como verdade, como prova, alguns temas que foram construídos em um determinado momento durante história, e que esta chamada evidência pode ser criticada e destruída."
--- Michel Foucault

"Uma sujeição real é nascida mecanicamente de uma relação fictícia [...] aquele que é submetido a um campo de visibilidade, e quem sabe Assume a responsabilidade pelas restrições de poder; Ele os faz jogar espontaneamente sobre si mesmo; Ele inscreveu em si mesmo a relação de poder em que ele joga simultaneamente os dois papéis; Ele se torna o princípio de sua própria sujeição."
--- Michel Foucault

"... Somos obrigados a produzir a verdade pelo poder que exige a verdade e a necessidade para funcionar: estamos limitados, estamos condenados a admitir a verdade ou descobrir. O poder constantemente faz perguntas e nos questiona; Isso constantemente investiga e registra; Institucionaliza a busca pela verdade, profissionaliza e recompensa. ... Em um sentido diferente, também estamos sujeitos à verdade no sentido de que a verdade estabelece a lei: é o discurso da verdade que decide, pelo menos em parte; Transmite e impulsiona e impulsiona os efeitos do poder."
--- Michel Foucault

"Sexualidade é uma parte do nosso comportamento. Faz parte da nossa liberdade do mundo. A sexualidade é algo que nós mesmos criamos. É nossa própria criação, e muito mais do que a descoberta de um lado secreto do nosso desejo. Temos que entender que, com nossos desejos, vá novas formas de relacionamentos, novas formas de amor, novas formas de criação. O sexo não é uma fatalidade; É uma possibilidade de vida criativa. Não é suficiente afirmar que somos gay, mas também precisamos criar uma vida gay."
--- Michel Foucault

"Literatura é uma forma de linguagem que rompe com toda a definição de gêneros como formulários adaptados a uma ordem de representações, e se torna meramente uma manifestação de uma linguagem que não tem outra lei do que a de afirmar em oposição a todos os outros Formas de discurso sua própria existência precipitada."
--- Michel Foucault

"Eu nem sempre fui inteligente, eu era realmente muito estúpido na escola [t] aqui era um menino que era muito atraente que era ainda mais estúpido do que eu. E, a fim de ingratá-lo com este menino que era muito bonito, comecei a fazer o dever de casa para ele - e é assim que me tornei inteligente, tive que fazer todo esse trabalho para apenas manter à frente um pouco, a fim de ajudem-no. De certa forma, todo o resto da minha vida Eu tenho tentado fazer coisas intelectuais que atraiam belos garotos."
--- Michel Foucault

"Relações de poder "são indissociáveis de um discurso da verdade, e eles não podem ser estabelecidos nem funcionar, a menos que um verdadeiro discurso seja produzido , acumulado, colocado em circulação e definido para o trabalho. Poder não pode ser exercido a menos que uma certa economia de discursos da verdade funcione, com base e graças a esse poder."
--- Michel Foucault

"A aparência na psiquiatria, jurisprudência e literatura do século XIX de toda uma série de discursos sobre as espécies e subespécies de homossexualidade, inversão, pederastia e "hermafroditismo psíquico" tornou possível um forte avanço dos controles sociais nessa área de "perversidade"; Mas também tornou possível a formação de um discurso "inverso": a homossexualidade começou a falar em seu próprio nome, exigir que sua legitimidade ou "naturalidade" seja reconhecida, muitas vezes no mesmo vocabulário, usando as mesmas categorias por meio do qual foi medicamente Desqualificado."
--- Michel Foucault

"Porque eles afirmam se preocupar com o bem-estar das sociedades inteiras, os governos arrogam para si mesmos o direito de passar como mero lucro abstrato ou perda da infelicidade humana que suas decisões provocaram ou sua negligência permitem. É dever de uma cidadania internacional sempre trazer o testemunho do sofrimento das pessoas para os olhos e ouvidos de governos, sofrimentos para os quais é falso que eles não sejam responsáveis. O sofrimento dos homens nunca deve ser um mero resíduo silencioso de política. Fundamenta um direito absoluto de se levantar e falar com aqueles que seguram o poder."
--- Michel Foucault

"A espera é direcionado para nada: qualquer objeto que possa gratificar que só apagaria. Ainda assim, não se limita a um lugar, não é uma imobilidade resignada; Tem a resistência de um movimento que nunca terminará e nunca prometeria a recompensa de descanso; Não se envolve na interioridade; Tudo isso fica irremediavelmente fora."
--- Michel Foucault

"O trabalho de um intelectual não é moldar a vontade política dos outros; É, através das análises que ele faz em seu próprio campo, para reexaminar evidências e suposições, para abalar formas habituais de trabalhar e pensar, dissipar familiaridades convencionais, reavaliar regras e instituições e participar da formação de uma vontade política (onde ele tem seu papel como cidadão para jogar)."
--- Michel Foucault

"Um professor americano reclamou que um cripto-marxista como eu foi convidado nos EUA, e eu foi denunciado pela imprensa nos países da Europa Oriental para sendo um cúmplice dos dissidentes. Nenhuma dessas descrições é importante por si mesma; tomadas juntos, por outro lado, eles significam alguma coisa. E devo admitir que eu gosto do que eles querem dizer."
--- Michel Foucault

"Não devemos nos contentar em dizer que o poder tem necessidade de tal e tal descoberta, tal e tal forma de conhecimento, mas devemos acrescentar que o exercício do próprio poder cria e causa Emerge novos objetos de conhecimento e acumula novos corpos de informação. ... O exercício do poder perpetuamente cria conhecimento e, inversamente, o conhecimento induz constantemente os efeitos do poder. ... não é possível que o poder seja exercido sem conhecimento, é impossível para o conhecimento não gerar poder."
--- Michel Foucault

"Estou muito orgulhoso que algumas pessoas pensem que eu sou um perigo para o intelectual saúde dos alunos. Quando as pessoas começam a pensar na saúde em atividades intelectuais, acho que há algo errado. Na opinião, sou um homem perigoso, já que sou um cripto-marxista, um irracionalista, um niilista."
--- Michel Foucault

"[T] não deve pensar que o desejo é reprimido, pela simples razão de que a lei é a lei constitui tanto o desejo quanto a falta em que é predicado. Onde há desejo, a relação de energia já está presente: uma ilusão, então, para denunciar essa relação por uma repressão exercida após o evento."
--- Michel Foucault

"Para buscar na grande acumulação do já-disse o texto que se assemelha a "antecipadamente" um texto posterior, para aprender a história para redescobrir o jogo de antecipações ou ecos, para voltar para as primeiras sementes ou seguir Para os últimos traços, revelar em um trabalho sua fidelidade à tradição ou sua singularidade irredutível, elevar ou diminuir seu estoque de originalidade, dizer que o porto -Royal gramquiários inventou nada, ou descobrir que Cuvier tinha mais predecessores do que um pensamento Estes são diversos inofensivos para historiadores que se recusam a crescer."
--- Michel Foucault

"E mais de uma vez ao longo do tempo, o mesmo tema reaparece: entre os Místicos do século XV, tornou-se o motivo da alma como esquife, abandonado no infinito mar dos desejos, no campo estéril de cuidados e ignorância, entre as miragens do conhecimento, em meio à desregrama do mundo - um ofício À mercê da grande loucura do mar, a menos que lança uma âncora sólida, fé ou levanta suas velas espirituais para que o sopro de Deus possa trazê-lo ao porto."
--- Michel Foucault

"Devemos descobrir nossos rituais pelo que são: coisas completamente arbitrárias, amarradas ao nosso modo de vida burguês; É bom - e esse é o verdadeiro teatro - Totranscend-los na maneira de jogar, pormens de jogos e ironia; É bom estar sujo e barbudo, ter cabelos longos, parecer uma garota quando um é um menino (e vice-versa); É preciso colocar "Inplay", transformar e reverenciar sistemas que silenciosamente nos encomendam."
--- Michel Foucault

"Parece-me que a verdadeira tarefa política Em uma sociedade como a nossa é criticar o funcionamento das instituições, que parecem ser neutros e independentes; Para criticar e atacá-los de tal maneira que a violência política que sempre se exercitou obscuramente através deles será desmascarada, para que se possa lutar contra eles."
--- Michel Foucault

"Vamos perguntar ... Como as coisas funcionam no nível de subjugação em andamento, ao nível dos processos contínuos e ininterruptos que sujeitam nossos corpos, governam nossos gestos, ditam nossos comportamentos , etc. Deveríamos tentar descobrir como é que os assuntos são gradualmente, progressivamente, realmente e materialmente constituídos através de uma multiplicidade de organismos, forças, energias, materiais, desejos, pensamentos, etc. Devemos tentar compreender a sujeição em sua Instância material como uma constituição de assuntos."
--- Michel Foucault

"No renascimento, a loucura estava presente em todos os lugares e misturada com todas as experiências por suas imagens ou seus perigos. Durante o período clássico, a loucura foi mostrada, mas do outro lado dos bares; Se presente, estava à distância, sob os olhos de uma razão que não sentia mais qualquer relação com isso e isso não se comprometeria por uma semelhança muito próxima. A loucura se tornou uma coisa a olhar: já não é um monstro dentro de si mesmo, mas um animal com mecanismos estranhos, uma bestialidade de que o homem havia sido muito suprimido."
--- Michel Foucault

"Durante os anos 1945-1965 (estou me referindo à Europa), houve uma certa maneira de pensar corretamente, um determinado estilo de Discurso Político, uma certa ética do intelectual. Um tinha que estar em termos familiares com Marx, não deixando os sonhos se desviam muito longe de Freud ... Estes eram ambulantes que fizeram a estranha ocupação de escrever e falar uma medida da verdade sobre si mesmo e o tempo aceitável."
--- Michel Foucault

"Há momentos na vida em que a questão de saber se alguém pode pensar o contrário do que se pensa e perceber, caso contrário, é indispensável Um é continuar a observar ou refletir ... O que é filosofia hoje ... Se não consistir, em vez de legitimar o que já sabemos, empreendendo saber como e quão longe pode ser possível pensar o contrário?"
--- Michel Foucault

"Possivelmente [transgressão] é como um flash de raios na noite que, desde o início do tempo, Dá uma intensidade densa e preta à noite nega, o que acende a noite de dentro, de cima para baixo, ainda deve até o escuro a clareza de sua manifestação, sua angustiante e propaganda singularidade."
--- Michel Foucault

"Se eu abrir um livro e ver que o autor está acusando um adversário de "esquerdismo infantil" eu o fecho novamente imediatamente. Essa não é minha maneira de fazer as coisas; Eu não pertenço ao mundo das pessoas que fazem coisas dessa maneira. Eu insisto nessa diferença como algo essencial: toda uma moralidade está em jogo; Aquele que diz respeito à busca pela verdade e da relação com o outro."
--- Michel Foucault

"Provavelmente é insuficiente dizer que por trás dos governos, por trás do aparelho do estado, há a classe dominante; É preciso localizar o ponto de atividade, os lugares e formas em que sua dominação é exercida. E porque esta dominação não é simplesmente a expressão em termos políticos de exploração econômica, é o seu instrumento e, em grande medida, a condição que torna possível; A supressão do que é conseguida através do discernimento exaustivo do outro."
--- Michel Foucault

"Retire a lealdade das categorias antigas do negativo (lei, limite, castração, falta, lacuna), que o pensamento ocidental tinha tanto tempo sagrado como uma forma de poder e um acesso à realidade. Prefira o que é positivo e múltiplo, diferença sobre a uniformidade, flui sobre unidades, arranjos móveis sobre sistemas. Acredite que o que é produtivo não é sedentário mas nômade."
--- Michel Foucault

"[Raymond Roussel] disse que depois de sua primeira Reserve que ele esperava que na manhã seguinte haja uma espécie de aura em torno de sua pessoa e que todos na rua pudessem ver que ele havia escrito um livro. Este é o obscuro desejo abrigado por todos que escrevem. É verdade que o primeiro texto que se escreve não é escrito para os outros, nem porque é o que é: alguém escreve para se tornar diferente do que é. Um tenta modificar o caminho de ser através do ato de escrever."
--- Michel Foucault

"Uma vez que a lepra tinha ido, e a figura do leproso não era mais do que uma memória distante, essas estruturas ainda permaneceram. O jogo de exclusão seria jogado novamente, muitas vezes nesses mesmos lugares, de forma estranhamente semelhante dois ou três séculos depois. O papel do leproso deveria ser jogado pelos pobres e pelo vagabundo, por prisioneiros e pelo "alienado", e o tipo de salvação em jogo para ambas as partes neste jogo de exclusão é a questão deste estudo."
--- Michel Foucault

"Mas não deixe que não haja mal-entendido: não é que um homem real, objeto de conhecimento, reflexão filosófico ou intervenção tecnológica, tenha sido substituído pela alma, a ilusão dos teólogos. O homem descrito para nós, a quem somos convidados a livres, já está em si o efeito de uma sujeição mais profunda do que ele mesmo. Uma "alma" o habita e leva-o à existência, que é em si um fator no domínio de que o poder exerce sobre o corpo. A alma é o efeito e o instrumento de uma anatomia política; A alma é a prisão do corpo."
--- Michel Foucault

"Os processos políticos e sociais pelos quais as sociedades europeias ocidentais foram colocadas em ordem não são muito aparentes, foram esquecidas ou se tornaram habituais. Eles fazem parte da nossa paisagem mais familiar, e não os percebemos mais. Mas a maioria deles depois de pessoas escandalizadas."
--- Michel Foucault

"Toma a noção de tradição: destina-se a dar um status temporal especial a um grupo de fenômenos que são consecutivos e idênticos (ou pelo menos semelhantes); Isso possibilita repensar a dispersão da história na forma do mesmo; Ele permite uma redução da diferença adequada a cada começo, a fim de prosseguir sem descontinuidade a busca infinita de origem."
--- Michel Foucault

"Matthey, um médico de Genebra muito perto da influência de Rousseau, formula a perspectiva de todos os homens da razão: 'Não glória no seu estado, se você são homens sábios e civilizados; Um instante é suficiente para perturbar e aniquilar essa suposta sabedoria dos quais você é tão orgulhoso; Um evento inesperado, uma emoção aguda e súbita da alma mudará abruptamente o homem mais razoável e inteligente em um idiota delirante."
--- Michel Foucault

"Há uma espécie de mito da história que os filósofos têm .... História dos filósofos é algum tipo de grande, vasto continuidade em que a liberdade de indivíduos e determinações econômicas ou sociais vêm e se enredo. Quando alguém coloca um dedo em um desses grandes temas - continuidade, o exercício efetivo da liberdade humana, como a liberdade individual é articulada com as determinações sociais - quando alguém toca um desses três mitos, essas pessoas boas começam a chorar essa história é Sendo estuprada ou assassinado."
--- Michel Foucault

"Acho que tenho de fato situado na maioria dos quadrados no tabuleiro político, um após o outro e às vezes simultaneamente: como anarquista, esquerdista, ostântico ou disfarçado marxista, niilista, anti-marxista explícito ou secreto, tecnocrata a serviço de gaullismo, novo liberal e assim por diante."
--- Michel Foucault

"'' verdade 'deve ser entendido como um sistema de procedimentos ordenados para a produção, regulamentação, distribuição, circulação e operação de afirmações. A "verdade" está ligada em uma relação circular com sistemas de poder que produzem e sustentá-lo, e para efeitos do poder que induz e que o estendem. Um 'regime' da verdade."
--- Michel Foucault
