Frases de "Dogen" sobre "PESSOAS"
"Existe uma maneira simples de se tornar Buda: quando você se abstém de ações prejudiciais, não está ligado ao nascimento e à morte, e são compassivos em relação a todos os seres sencientes, respeitosos aos idosos e gentis com os juniores, não excluindo ou desejando qualquer coisa, sem pensamentos ou preocupações, você será chamado de Buda. Não procure mais nada."
--- Dogen
"O zazen que falo não está aprendendo meditação. É simplesmente o portão do Dharma de repouso e a felicidade, a realização da realização da iluminação totalmente culminada. É a manifestação da realidade final. Armadilhas e armadilhas nunca podem alcançá-lo. Uma vez que seu coração é compreendido, você é como o dragão quando ganha a água, como o tigre quando ela entra na montanha. Pois você deve saber que apenas lá (em zazen) o dharma direito está se manifestando e que, desde o primeiro, o embotamento e a distração são impressionantes."
--- Dogen
"Que se abster de todo o mal, não se agarra ao nascimento e morte, trabalhando em profunda compaixão para todos os seres sencientes, respeitando aqueles sobre você e piedosos aqueles abaixo de você, sem qualquer detestação ou desejo se preocupando ou lamentativo - é isso o que é chamado de Buda. Não pesquise além dele."
--- Dogen
"Responder a todos os envolvimentos e deixe as miríades descansarem. Zazen não está pensando em bom, não pensando em mal. Não é empreendimento consciente. Não é introspecção. Não desejo se tornar um Buda; Deixe sentado ou deitado para baixo cair. Ser moderado em comer e beber. Esteja atento ao passar do tempo e se envolver em zazen como se estivesse salvando sua cabeça do fogo."
--- Dogen
"Quando você anda em um barco E assista a costa, você pode supor que a costa está se movendo. Mas quando você mantém os olhos de perto no barco, você pode ver que o barco se move. Da mesma forma, se você examinar as miríades com um corpo e mente confusos, você deve supor que sua mente e a natureza são permanentes. Mas quando você pratica intimamente e retorna a onde você é, será claro que não há nada que tenha inalterado."
--- Dogen
"Desde que somos Fornecido com um corpo e uma mente, nós compreendemos as formas físicas que vemos. Como somos fornecidos com um corpo e uma mente, nos apegamos aos sons que ouvimos. Como conseqüência, nos tornamos inseparáveis de todas as coisas, mas não somos como uma figura sombria 'hospedagem' em um espelho ou como a lua na água. Sempre que testemunhamos o que é de um lado, o lado oposto estará na escuridão."
--- Dogen
"Como estudo as escolas exotéricas e esotéricas do budismo, eles mantêm que os seres humanos são dotados de natureza dharma por nascimento. Se este é o caso, por que os buddhas de todas as idades - indubitavelmente na posse da iluminação - achar necessária para buscar a iluminação e se envolver em prática espiritual?"
--- Dogen
"VIDA E A morte não é nada além da mente. Anos, meses, dias e horas são nada além da mente. Sonhos, ilusões e miragens não são nada além da mente. As bolhas de água e as chamas de fogo não são nada além da mente. As flores da primavera e a lua do outono não são nada além da mente. Confusões e perigos não são nada além da mente."
--- Dogen
"Prática contínua, dia após dia, é a maneira mais adequada de expressar gratidão. Isso significa que você pratica continuamente, sem desperdiçar um único dia de sua vida, sem usá-lo por sua própria causa. Por que é tão? Sua vida é um resultado afortunado da prática contínua do passado. Você deve expressar sua gratidão imediatamente."
--- Dogen
"Estudar a maneira Buda está se estendendo. Estudar a si mesmo está esquecendo-se. Esquecer-se está sendo iluminado por todas as coisas. Ser iluminado por todas as coisas é derramar a mente do corpo de si mesmo, e as dos outros. Nenhum traço de iluminação permanece, e essa iluminação sem trânsito continua infinitamente."
--- Dogen
"Em fazer zazen é desejável ter uma sala silenciosa. Você deve ser temperado em comer e beber, abandonando todos os relacionamentos delusões. Deixando tudo de lado, pense em nada de bom nem mal, certo nem errado. Assim, tendo parado as várias funções de sua mente, cinco até a idéia de se tornar um Buda."
--- Dogen
"A única coisa necessária é libertar-se do Bondage of Mind and Body, colocando o selo de Buda sobre você. Se você fizer isso como se sentar em meditação extática, todo o universo se espalhou pela infinidade do espaço se transforma em iluminação. Isto é o que quero dizer com o selo de Buda."
--- Dogen
"Um peixe nada no oceano, e não importa o quão longe nada não há fim para a água. Um pássaro voa no céu, e não importa o quão longe ele não tenha fim ao ar. No entanto, o peixe e o pássaro nunca deixaram seus elementos. Assim, cada um deles cobre totalmente sua gama completa, e cada um deles experimenta totalmente seu reino ... sabem que a água é a vida e o ar é a vida. O pássaro é a vida e o peixe é a vida. A vida deve ser o pássaro e a vida deve ser o peixe ... prática, iluminação e pessoas são assim."
--- Dogen
"Para estudar a maneira Buda é estudar o eu. Para estudar o eu é esquecer o eu. Esquecer o eu deve ser atualizado por miríades. Quando atualizado por miríades, seu corpo e mente, assim como os corpos e mentes dos outros caem. Nenhum traço de realização permanece, e isso sem traço continua sem fim."
--- Dogen
"Nas montagens dos iluminados tem havido muitos casos de dominar o caminho trazendo o coração de plantas e árvores; Isso é o que despertar a mente para a iluminação é como. O quinto patriarca de Zen já foi um Wayfarer de Plantio de Pinho; Rinzai trabalhou no plantio de cedros e pinheiros no Monte Obaku. . . . Trabalhando com plantas, árvores, cercas e paredes, se eles praticarem sinceramente, eles atingirão a iluminação."
--- Dogen
"Para estudar o caminho é estudar o eu. Para estudar o eu é esquecer o eu. Esquecer o eu deve ser iluminado por todas as coisas do universo. Para ser iluminado por todas as coisas do universo é expulsar o corpo e a mente do eu bem como os dos outros. Até mesmo os traços da iluminação são eliminados, e a vida com esclarecimento trânmato continua para sempre e sempre"
--- Dogen