Frases de "Etgar Keret" sobre "TARTARUGAS"
"Eu freqüentemente dou essa metáfora onde eu digo que escrever uma curta ficção é como surfar, enquanto escrevia um romance é como navegar com seu carro. Então, quando você navega com seu carro, você quer chegar a algum lugar. Quando você surf, você não quer chegar a algum lugar, você simplesmente não quer cair do seu conselho."
--- Etgar Keret
"Ele sente falta da sensação de criar algo de alguma coisa. Isso é certo - algo fora de alguma coisa. Porque algo fora de nada é quando você faz algo fora de ar fino, caso em que não tem valor. Alguém pode fazer isso. Mas algo fora de algo significa que era realmente lá o tempo todo, dentro de você, e você descobrir como parte de algo novo, isso nunca aconteceu antes."
--- Etgar Keret
"Eu sempre pensei que o céu é um lugar para pessoas que tinham uma boa vida, mas isso não é verdade. Deus é misericordioso e bom demais para fazer isso. O céu é apenas um lugar para pessoas que não poderiam ser realmente felizes enquanto morava na terra. Disseram-me uma vez que as pessoas que cometem suicídio são levadas de volta à terra para repetir a vida desde o início, porque se não gostassem uma vez, isso não significava que não gostariam da próxima vez. Mas aqueles que não se encaixaram na terra, acabaram aqui. Todo mundo vem para o céu à sua maneira."
--- Etgar Keret
"Todas as pessoas da minha redação continuavam me dizendo que eu deveria parar de escrever histórias curtas e começar a escrever romances: meu agente, meu editor israelense , meus estrangeiros, meu gerente de banco - todos eles sentiram e continuam sentindo que estou fazendo algo errado aqui."
--- Etgar Keret
"A maioria deles era assassinos. Mas quando eu fui lá para conversar, eles eram as pessoas mais legais. Eu fiz uma leitura. Eu disse: "Obrigado", e então eles me disseram: "Você poderia falar mais um pouco?" E eu disse: "Por quê?" e eles responderam: "A maioria de nós está em confinamento solitário, então no momento em que você termina de falar, eles nos levam de volta às nossas células. Nós gostamos de sair daqui juntos.""
--- Etgar Keret
"Quando meus trabalhos estão sendo traduzidos, eu sempre recebo essa pergunta dos meus tradutores: para cima ou para baixo? O que significa que soaria bíblico e highbrow, ou devemos levá-lo tudo para o som coloquial? Em hebraico, é tanto o tempo todo. As pessoas em Israel escreveriam em um registro alto, eles não escreveriam discurso coloquial. Eu faço um discurso de coloquial."
--- Etgar Keret
"Até que ponto alguém controla seu destino? A vida é muito parecida com a queda da borda de um penhasco. Você tem total liberdade para fazer todas as escolhas que você quer tirar o seu caminho para baixo. Meus personagens escolhem para anseiar e não perder a esperança mesmo quando as chances são completamente contra elas. Não faz o pouso no final daquele queda mais doloroso, mas, de alguma forma, os ajuda a manter uma pequena dignidade seu corpo quebrado osso."
--- Etgar Keret
"Na América, onde os escritores estão preocupados com o ofício de escrita, eu sempre tento apresentar este conceito da boa história mal escrita. Transformando a hierarquia e colocando paixão no topo e não artesanal, porque quando você se concentra apenas no ofício, você pode escrever algo que é muito estéril."
--- Etgar Keret
"Se você fosse fazer o campeonato mundial da vitimização nos tempos modernos, então as finais provavelmente estariam entre judeus e palestinos. Eu acho que os judeus ganham: nós, Isralianos, vamos da Inquisição espanhola para pogroms para os protocolos falsos dos anciãos de Sião à Segunda Guerra Mundial e do Holocausto - é uma história horrível. E se você olhar para o mundo palestino, vitimado por toda entidade no Oriente Médio, eles eram massacrados em todos os países. Eu acho que, em Israel, o maior medo que as pessoas têm, e eu também tenho, é esse medo do genocídio."
--- Etgar Keret
"O que acontece quando você fala hebraico coloquial é você alternar entre os registros o tempo todo. Então, em uma sentença típica, três palavras são bíblicas, uma palavra é russa, e uma palavra é iídiche. Esse tipo de conexão entre linguagem muito alta e linguagem muito baixa é muito natural, as pessoas usam o tempo todo."
--- Etgar Keret
"Eu não estou dizendo que eu não experimento pessoas na vida como mal, mas escrever é não é um lugar de alienação; Escrever é o lugar onde podemos tentar ser humanos. Eu acho que há alguns artistas cujos trabalhos são misantrópicos. Quando vejo esse tipo de coisa, acho que, eles são inteligentes, mas eu não preciso de arte para me dizer que as pessoas são idiotas. Eu posso apenas ir para as ruas."
--- Etgar Keret
"As pessoas em Israel escreveriam em um alto registo, eles não escreveriam discurso coloquial. Eu faço uma tomada especial no discurso coloquial. Quando comecei a escrever, pensei que [a língua] estava contando a história deste país: idosos em uma nação jovem, muito religiosa, muito conservadora, muito apertada, mas também muito anarquista, muito aberta. É tudo na língua, e isso é uma coisa que não traduz."
--- Etgar Keret
"O que me conecta tão fortemente a Israel é o fato de ser uma segunda geração. Meus pais disseram: "Temos um lugar onde podemos apenas ser nós mesmos e ninguém diz: 'Não me diga sua opinião, você maldito judeu, vá para outro lugar.'" Então você vai a este país e outros judeus dizem para você Cale-se. É frustrante. Eu acho que temos um mau governo e que algumas pessoas estão com medo. Eles estão indo com a turma valentão. Mas eu realmente acredito - você lê-lo em minhas histórias - que profundo por dentro, as pessoas têm bondade."
--- Etgar Keret
"Eu tentei uma vez na minha vida para escrever um romance. Eu tinha escrito algo como 80 páginas quando meu laptop foi roubado. Quando eu disse às pessoas, eles agiram como se algo trágico tivesse acontecido, mas eu meio que senti aliviado, grato ao ladrão que me salvou de mais um ano de algo que se sentia mais como a lição de casa do que a diversão."
--- Etgar Keret
"E ela amava um homem que foi feito de nada. Algumas horas sem ele e imediatamente, ela sentiria falta dele com todo o seu corpo, sentado em seu consultório cercado por polietileno e concreto e pensando nele. E toda vez que ela ferva água para o café em seu escritório no chão, ela deixou o vapor cobrir seu rosto, imaginando que era ele acariciando suas bochechas, suas pálpebras e ela esperaria que o dia acabasse, então Ela poderia ir ao prédio de seu apartamento, subir o lance de escadas, virar a chave na porta, e encontrá-lo esperando por ela, nua e ainda entre os lençóis de sua cama vazia."
--- Etgar Keret
"Quando eu escrevo, nunca conheça os finais. O que eu acho que funciona em [Minhas] Histórias é o fato de que quando eu escrever, eu realmente quero descobrir o que está acontecendo - estou escrevendo para mim como leitor. É como quando você sonha um sonho. Eu quero saber o que está por trás da porta. Se eu navegar, é de um lugar totalmente intuitivo."
--- Etgar Keret
"Seu corpo inteiro estava completamente parado, exceto as asas, que ainda estavam tremulando um pouco, como quando alguém morre. Foi quando ele finalmente entendeu que de todas as coisas que o anjo lhe dissera, nada era verdade. Que ele nem era um anjo, apenas um mentiroso com asas."
--- Etgar Keret