Frases de "Michel Foucault" sobre "SENTIMENTOS"
"A espera é direcionado para nada: qualquer objeto que possa gratificar que só apagaria. Ainda assim, não se limita a um lugar, não é uma imobilidade resignada; Tem a resistência de um movimento que nunca terminará e nunca prometeria a recompensa de descanso; Não se envolve na interioridade; Tudo isso fica irremediavelmente fora."
--- Michel Foucault
"Estou muito orgulhoso que algumas pessoas pensem que eu sou um perigo para o intelectual saúde dos alunos. Quando as pessoas começam a pensar na saúde em atividades intelectuais, acho que há algo errado. Na opinião, sou um homem perigoso, já que sou um cripto-marxista, um irracionalista, um niilista."
--- Michel Foucault
"Para buscar na grande acumulação do já-disse o texto que se assemelha a "antecipadamente" um texto posterior, para aprender a história para redescobrir o jogo de antecipações ou ecos, para voltar para as primeiras sementes ou seguir Para os últimos traços, revelar em um trabalho sua fidelidade à tradição ou sua singularidade irredutível, elevar ou diminuir seu estoque de originalidade, dizer que o porto -Royal gramquiários inventou nada, ou descobrir que Cuvier tinha mais predecessores do que um pensamento Estes são diversos inofensivos para historiadores que se recusam a crescer."
--- Michel Foucault
"Toma a noção de tradição: destina-se a dar um status temporal especial a um grupo de fenômenos que são consecutivos e idênticos (ou pelo menos semelhantes); Isso possibilita repensar a dispersão da história na forma do mesmo; Ele permite uma redução da diferença adequada a cada começo, a fim de prosseguir sem descontinuidade a busca infinita de origem."
--- Michel Foucault
"A aparência na psiquiatria, jurisprudência e literatura do século XIX de toda uma série de discursos sobre as espécies e subespécies de homossexualidade, inversão, pederastia e "hermafroditismo psíquico" tornou possível um forte avanço dos controles sociais nessa área de "perversidade"; Mas também tornou possível a formação de um discurso "inverso": a homossexualidade começou a falar em seu próprio nome, exigir que sua legitimidade ou "naturalidade" seja reconhecida, muitas vezes no mesmo vocabulário, usando as mesmas categorias por meio do qual foi medicamente Desqualificado."
--- Michel Foucault
"Provavelmente é insuficiente dizer que por trás dos governos, por trás do aparelho do estado, há a classe dominante; É preciso localizar o ponto de atividade, os lugares e formas em que sua dominação é exercida. E porque esta dominação não é simplesmente a expressão em termos políticos de exploração econômica, é o seu instrumento e, em grande medida, a condição que torna possível; A supressão do que é conseguida através do discernimento exaustivo do outro."
--- Michel Foucault
"Retire a lealdade das categorias antigas do negativo (lei, limite, castração, falta, lacuna), que o pensamento ocidental tinha tanto tempo sagrado como uma forma de poder e um acesso à realidade. Prefira o que é positivo e múltiplo, diferença sobre a uniformidade, flui sobre unidades, arranjos móveis sobre sistemas. Acredite que o que é produtivo não é sedentário mas nômade."
--- Michel Foucault
"No fato real. As múltiplas sexualidades - aquelas que aparecem com as diferentes idades (sexualidades do bebê ou da criança), aqueles que se fixam em gostos ou práticas particulares (a sexualidade dos inversores, o fetichista), aqueles que, em um fetichista A maneira, investir relacionamentos (a sexualidade do médico e do paciente, professor e aluno, psiquiatra e paciente mental), aqueles que assombram espaços (a sexualidade da casa, a escola, a prisão) - todos formam o correlato de procedimentos exatos de poder."
--- Michel Foucault
"[Raymond Roussel] disse que depois de sua primeira Reserve que ele esperava que na manhã seguinte haja uma espécie de aura em torno de sua pessoa e que todos na rua pudessem ver que ele havia escrito um livro. Este é o obscuro desejo abrigado por todos que escrevem. É verdade que o primeiro texto que se escreve não é escrito para os outros, nem porque é o que é: alguém escreve para se tornar diferente do que é. Um tenta modificar o caminho de ser através do ato de escrever."
--- Michel Foucault
"Não devemos nos contentar em dizer que o poder tem necessidade de tal e tal descoberta, tal e tal forma de conhecimento, mas devemos acrescentar que o exercício do próprio poder cria e causa Emerge novos objetos de conhecimento e acumula novos corpos de informação. ... O exercício do poder perpetuamente cria conhecimento e, inversamente, o conhecimento induz constantemente os efeitos do poder. ... não é possível que o poder seja exercido sem conhecimento, é impossível para o conhecimento não gerar poder."
--- Michel Foucault
"Em A Idade Média e a Renascença, a disputa do homem com loucura era um debate dramático no qual ele confrontou os poderes secretos do mundo; A experiência da loucura foi nublada por imagens da queda e a vontade de Deus, da besta e da metamorfose, e de todos os segredos maravilhosos do conhecimento"
--- Michel Foucault
"Uma vez que a lepra tinha ido, e a figura do leproso não era mais do que uma memória distante, essas estruturas ainda permaneceram. O jogo de exclusão seria jogado novamente, muitas vezes nesses mesmos lugares, de forma estranhamente semelhante dois ou três séculos depois. O papel do leproso deveria ser jogado pelos pobres e pelo vagabundo, por prisioneiros e pelo "alienado", e o tipo de salvação em jogo para ambas as partes neste jogo de exclusão é a questão deste estudo."
--- Michel Foucault
"Mas não deixe que não haja mal-entendido: não é que um homem real, objeto de conhecimento, reflexão filosófico ou intervenção tecnológica, tenha sido substituído pela alma, a ilusão dos teólogos. O homem descrito para nós, a quem somos convidados a livres, já está em si o efeito de uma sujeição mais profunda do que ele mesmo. Uma "alma" o habita e leva-o à existência, que é em si um fator no domínio de que o poder exerce sobre o corpo. A alma é o efeito e o instrumento de uma anatomia política; A alma é a prisão do corpo."
--- Michel Foucault
"[T] não deve pensar que o desejo é reprimido, pela simples razão de que a lei é a lei constitui tanto o desejo quanto a falta em que é predicado. Onde há desejo, a relação de energia já está presente: uma ilusão, então, para denunciar essa relação por uma repressão exercida após o evento."
--- Michel Foucault
"Os processos políticos e sociais pelos quais as sociedades europeias ocidentais foram colocadas em ordem não são muito aparentes, foram esquecidas ou se tornaram habituais. Eles fazem parte da nossa paisagem mais familiar, e não os percebemos mais. Mas a maioria deles depois de pessoas escandalizadas."
--- Michel Foucault
"E mais de uma vez ao longo do tempo, o mesmo tema reaparece: entre os Místicos do século XV, tornou-se o motivo da alma como esquife, abandonado no infinito mar dos desejos, no campo estéril de cuidados e ignorância, entre as miragens do conhecimento, em meio à desregrama do mundo - um ofício À mercê da grande loucura do mar, a menos que lança uma âncora sólida, fé ou levanta suas velas espirituais para que o sopro de Deus possa trazê-lo ao porto."
--- Michel Foucault
"No nível de resultados investigativos, a metodologia de John Boswell levou à descoberta de que o que foi chamado de repressão da homossexualidade não remonta ao cristianismo adequadamente falando, mas desenvolvido dentro da era cristã em uma data muito mais tarde. Neste tipo de análise é importante estar ciente da maneira como as pessoas concebidas de sua própria sexualidade."
--- Michel Foucault
"É uma das minhas alvos para mostrar às pessoas que muitas coisas que fazem parte de sua paisagem - que As pessoas são universais - são o resultado de algumas mudanças históricas muito precisas. Todas as minhas análises são contra a ideia de necessidades universais na existência humana. Eles mostram a arbitrariedade das instituições e mostram que espaço de liberdade ainda podemos desfrutar e quantas mudanças ainda podem ser feitas."
--- Michel Foucault
"Devemos descobrir nossos rituais pelo que são: coisas completamente arbitrárias, amarradas ao nosso modo de vida burguês; É bom - e esse é o verdadeiro teatro - Totranscend-los na maneira de jogar, pormens de jogos e ironia; É bom estar sujo e barbudo, ter cabelos longos, parecer uma garota quando um é um menino (e vice-versa); É preciso colocar "Inplay", transformar e reverenciar sistemas que silenciosamente nos encomendam."
--- Michel Foucault
"Há uma espécie de mito da história que os filósofos têm .... História dos filósofos é algum tipo de grande, vasto continuidade em que a liberdade de indivíduos e determinações econômicas ou sociais vêm e se enredo. Quando alguém coloca um dedo em um desses grandes temas - continuidade, o exercício efetivo da liberdade humana, como a liberdade individual é articulada com as determinações sociais - quando alguém toca um desses três mitos, essas pessoas boas começam a chorar essa história é Sendo estuprada ou assassinado."
--- Michel Foucault
"Uma lei que exclui toda a dialética e toda a reconciliação; que estabelece, consequentemente, tanto a unidade impecável do conhecimento quanto a divisão intransigente da existência trágica; Regras sobre um mundo sem crepúsculo, que não conhece derrame, nem os cuidados atenuados do lirismo; Tudo deve ser acordado ou sonhar, verdade ou escuridão, a luz de ser ou o nada da sombra."
--- Michel Foucault
"Há prova de objeto de que a homossexualidade é mais interessante que a heterossexualidade. É aquele que se sabe um número considerável de heterossexuais que desejariam se tornar homossexuais, enquanto alguém conhece muito poucos homossexuais que realmente gostariam de se tornar heterossexuais."
--- Michel Foucault
"A verdadeira tarefa política em uma sociedade como a nossa é criticar o funcionamento das instituições que parecem ser neutras e independentes, para criticar e atacá-las de tal maneira que a violência política que tenha Sempre se exercitado obscuramente através deles será desmascarado, para que se possa lutar contra eles."
--- Michel Foucault
"[t] Rogão para escapar Hegel envolve uma apreciação exata do preço que temos que pagar para se separar dele. Assume que estamos cientes da extensão em que Hegel, insidiosamente, é perto de nós; Implica um conhecimento, naquilo que nos permite pensar contra Hegel, do que permanece heegélio. Temos que determinar a extensão em que nosso antielianismo é possivelmente um de seus truques dirigidos contra nós, no final do qual ele está, imóvel, esperando por nós."
--- Michel Foucault
"As pessoas ficarão surpresas com a ânsia com a qual fomos reservar para despertar de seu sono uma sexualidade que tudo - nossos discursos, nossa alfândega, nossas instituições, nossos regulamentos, nossos conhecimentos - estava ocupado produzindo à luz do dia e transmitindo ao acompanhamento barulhento."
--- Michel Foucault
"O modo de vida pode ser compartilhado entre indivíduos de diferentes idades, status e atividade social. Pode gerar relações intensas não se assemelhando àqueles que são institucionalizados. Parece-me que um modo de vida pode produzir uma cultura e uma ética. Para ser "gay", acho que não é identificar com os traços psicológicos e as máscaras visíveis do homossexual, mas para tentar definir e desenvolver um modo de vida."
--- Michel Foucault
"Há mais idéias na Terra do que os intelectuais imaginam. E essas idéias são mais ativas, mais fortes, mais resistentes, mais apaixonadas do que "políticos" pensam. Temos que estar lá no nascimento de idéias, o estourando para fora de sua força: não em livros expressando-os, mas em eventos manifestando essa força, em lutas realizadas em torno de idéias, para ou contra eles. Idéias não governam o mundo. Mas é porque o mundo tem idéias (e porque constantemente os produz) que não é passivamente governado por aqueles que são seus líderes ou aqueles que gostariam de ensiná-lo, uma vez por todas, o que deve pensar."
--- Michel Foucault
"Meu papel - e isso é muito enfático uma palavra - é mostrar às pessoas que são muito mais livres do que se sentem, que as pessoas aceitam como verdade, como prova, alguns temas que foram construídos em um determinado momento durante história, e que esta chamada evidência pode ser criticada e destruída."
--- Michel Foucault
"Eu não sinto que é necessário saber exatamente o que sou. O principal interesse na vida e no trabalho é se tornar outra pessoa que você não estava no começo. Se você soubesse quando começou um livro o que diria no final, acha que teria coragem de escrevê-la? O que é verdade para escrever e para relacionamentos de amor também é verdade para a vida. O jogo vale a pena, na medida em que não sabemos qual será o fim."
--- Michel Foucault
"Se eu abrir um livro e ver que o autor está acusando um adversário de "esquerdismo infantil" eu o fecho novamente imediatamente. Essa não é minha maneira de fazer as coisas; Eu não pertenço ao mundo das pessoas que fazem coisas dessa maneira. Eu insisto nessa diferença como algo essencial: toda uma moralidade está em jogo; Aquele que diz respeito à busca pela verdade e da relação com o outro."
--- Michel Foucault
"Porque eles afirmam se preocupar com o bem-estar das sociedades inteiras, os governos arrogam para si mesmos o direito de passar como mero lucro abstrato ou perda da infelicidade humana que suas decisões provocaram ou sua negligência permitem. É dever de uma cidadania internacional sempre trazer o testemunho do sofrimento das pessoas para os olhos e ouvidos de governos, sofrimentos para os quais é falso que eles não sejam responsáveis. O sofrimento dos homens nunca deve ser um mero resíduo silencioso de política. Fundamenta um direito absoluto de se levantar e falar com aqueles que seguram o poder."
--- Michel Foucault
"O trabalho de um intelectual não é moldar a vontade política dos outros; É, através das análises que ele faz em seu próprio campo, para reexaminar evidências e suposições, para abalar formas habituais de trabalhar e pensar, dissipar familiaridades convencionais, reavaliar regras e instituições e participar da formação de uma vontade política (onde ele tem seu papel como cidadão para jogar)."
--- Michel Foucault
"Um professor americano reclamou que um cripto-marxista como eu foi convidado nos EUA, e eu foi denunciado pela imprensa nos países da Europa Oriental para sendo um cúmplice dos dissidentes. Nenhuma dessas descrições é importante por si mesma; tomadas juntos, por outro lado, eles significam alguma coisa. E devo admitir que eu gosto do que eles querem dizer."
--- Michel Foucault
"Confissão livre, mas o poder reduz um para o silêncio; A verdade não pertence à ordem do poder, mas compartilha uma afinidade original com liberdade: temas tradicionais na filosofia, que uma história política da verdade teria que derrubar, mostrando que a verdade não é por natureza livre - nem o erro servil - mas que sua produção está completamente imbuída de relações de poder. A confissão é um exemplo disso."
--- Michel Foucault
"Metologicamente falando, a rejeição por [John] Boswell da oposição categórica entre homossexual e heterossexual, que desempenha um papel tão importante na forma como nossa Concepção de cultura de homossexualidade, representa um adiantamento não apenas na bolsa de estudos, mas em críticas culturais também."
--- Michel Foucault
"Não use pensamento para fundamentar uma prática política na verdade; Nem ação política para desacreditar, como mera especulação, uma linha de pensamento. Use a prática política como intensificador de pensamento, e análise como multiplicador das formas e domínios para a intervenção da ação política."
--- Michel Foucault
"Matthey, um médico de Genebra muito perto da influência de Rousseau, formula a perspectiva de todos os homens da razão: 'Não glória no seu estado, se você são homens sábios e civilizados; Um instante é suficiente para perturbar e aniquilar essa suposta sabedoria dos quais você é tão orgulhoso; Um evento inesperado, uma emoção aguda e súbita da alma mudará abruptamente o homem mais razoável e inteligente em um idiota delirante."
--- Michel Foucault
"Educação pode muito bem ser, a partir da direita, o instrumento pelo qual todo indivíduo, em uma sociedade como a nossa, pode obter acesso a qualquer tipo do discurso. Mas nós bem sabemos que em sua distribuição, no que ele permite e no que impede, segue as linhas de batalha bem trilhadas de conflito social. Todo sistema educacional é um meio político de manter ou modificar a apropriação do discurso, com o conhecimento e os poderes que ele carrega com ela."
--- Michel Foucault