Frases de "Carlos Fuentes" sobre "ROBINSON CRUSOE"
"A maioria dos escritores no México tinha posts como embaixadores, secretários - que não é mais o caso. Agora, um escritor pode viver escrevendo. Ele tem uma audiência: há editoras, há jornais - então a situação não é tão terrível quanto costumava ser quando não houve meios e ele tinha que entrar no serviço do governo, ser um embaixador ou um ministro de gabinete, etc. Então, as coisas estão mudando no sentido de que a sociedade civil é agora o protagonista. O escritor ocupa, portanto, uma posição diferente, mas não menos influente do que no passado, em uma nova sociedade democrática."
--- Carlos Fuentes
"Em um mundo rasgado por todo tipo de fundamentalismo - religioso, étnico, nacionalista e tribal - devemos conceder primeiro lugar ao fundamentalismo econômico, Com sua convicção religiosa de que o mercado, deixado para seus próprios dispositivos, é capaz de resolver todos os nossos problemas. Essa fé tem seus próprios aiatolá. Sua igreja é neo-liberalismo; Seu credo é lucro; Suas orações são para monopólios."
--- Carlos Fuentes
"Para mim, A vida sem literatura é inconcebível. Eu acho que Don Quixote em um sentido físico nunca existia, mas Don Quixote existe mais do que qualquer um que existisse em 1605. Muito mais. Não há ninguém que possa competir com Don Quixote ou com Hamlet. Então, no final, temos a realidade do livro como a realidade do mundo e a realidade da história."
--- Carlos Fuentes
"Migração é uma oportunidade, não problema. E no sentido de que é uma oportunidade, passa a um acordo bilateral, entre o México e os EUA, os EUA e a República Dominicana, o que você deseja, e tem que ser um evento multilateral e internacional. Eu sou a favor de uma união internacional de trabalhadores migrantes que realmente assume os problemas que afetam a Europa, com os migrantes provenientes da África, e os EUA com os migrantes vindos da América Latina. Tem que ser considerado uma questão internacional, com soluções internacionais, e sem problemas nacionais ou internacionais."
--- Carlos Fuentes
"Quando tivermos um sistema melhor, mais social, mais social, mais egotístico, menos corrupto, O México será capaz de dar trabalho a milhões de mexicanos que têm que construir nossas estradas, barragens, escolas, todas as coisas que são deixadas desfeitas no México enquanto temos a mão de obra. Há algo muito ruim acontecendo, em ambos os lados da fronteira no México e nos EUA. Mas o trabalhador é um trabalhador, não um criminoso. Então, sou a favor de uma solução como as propostas Kennedy-McCain que deixam claro quais medidas devem ser tomadas para aceitar o fato de que os EUA precisam de trabalhadores estrangeiros."
--- Carlos Fuentes
"Eu sou mexicano. Os Estados Unidos viviam setenta e cinco anos com o sistema de um partido no México - o PRI - sem bater uma pálpebra, nunca exigindo democracia do México. A democracia veio porque os mexicanos lutavam pela democracia e fizeram uma democracia fora de nossa história, nossas possibilidades, nossas perspectivas. A democracia não é algo que pode ser exportado como a Coca-Cola. Tem que ser criado por dentro, de acordo com a cultura, as condições de cada país."
--- Carlos Fuentes
"Você, ontem, fez as coisas habituais, assim como qualquer dia, você não sabe se vale a pena lembrar. Você prefere se lembrar, lá deitado na meia escuridão do quarto, não o que aconteceu, mas o que vai acontecer. Em sua meia escuridão, seus olhos prefeririam olhar para frente, não atrás, e eles não sabem como prever o passado."
--- Carlos Fuentes
"Como tudo Da América Latina, México, após a independência em 1821, virou as costas em uma herança tripla: na herança espanhola, porque fomos colônias recém-liberadas, e em nossas heranças indianas e negras, porque os consideramos para trás e bárbaro. Nós olhamos para a França, a Inglaterra e a U.S., para se tornarem repúblicas democráticas progressivas."
--- Carlos Fuentes
"O contrato entre o autor e o leitor é um jogo. E o jogo . . . é um dos maiores futuros da civilização ocidental: o jogo de contar histórias, inventando personagens e criando o paraíso imaginário do indivíduo, de onde ninguém pode ser expulso porque, em um romance, ninguém é dono da verdade e todo mundo tem a verdade e todos Direito de ser ouvido e entendido."
--- Carlos Fuentes
"Qualquer coisa seria melhor nos EUA do que você tem. Como governo é realmente de baixa qualidade, dado o fato de que este país produz intelectuais eminentes, tem grandes universidades, e então as pessoas que chegam no governo são muito medíocres. A situação latino-americana tem sido muito diferente em primeiro lugar, porque os escritores falaram para aqueles que não têm voz. A taxa de analfabetismo, a pobreza, a desempregada na América Latina tem sido tão grande em toda a nossa história que, se os escritores não falassem para as pessoas, ninguém faria."
--- Carlos Fuentes
"As coisas mudaram na América Latina agora. Principamos principalmente governos democráticos na América Latina, então a posição do escritor mudou. Não é como Neruda costumava dizer que um escritor latino-americano anda com o corpo de seu povo nas costas. Agora, temos cidadãos, temos meios públicos de expressão, partidos políticos, congressos, sindicatos. Assim, a posição do escritor mudou, agora nos consideramos cidadãos - não os porta-vozes para todos - mas os cidadãos que participam do processo político e social do país."
--- Carlos Fuentes
"Os Estados Unidos ainda acha que o México é um décimo nono Século Sociedade Industrial. Não é mais tempo, tem que se adaptar a uma nova realidade. Mas temos uma grave responsabilidade no México, que é dar trabalho a nosso próprio povo. Contanto que tenhamos um sistema que nega trabalhar a 50% da população, você terá imigrantes vindo para os Estados Unidos."
--- Carlos Fuentes
"Agora as massas da América Latina estão elegendo governos que eles sentem que podem levar as reformas democráticas dos últimos 20 anos e transformá-los em reformas sociais e econômicas. Isto é, eu acho extremamente importante, porque também significa que a esquerda abandonou a solução revolucionária proposta por Che Guevara e tomou o caminho democrático."
--- Carlos Fuentes
"A grande roda de fogo da antiga sabedoria, silêncio e palavra que engendera o mito de a origem, a ação humana, gerando a viagem épica para a outra; violência histórica revelando a trágica falha do herói que deve então retornar à terra de origem; Mito da morte e renovação e silêncio dos quais surgirão novas palavras e imagens, continuará se tornando apesar da cegueira do pensamento puramente lineal."
--- Carlos Fuentes
"Eu descobri muito rapidamente que a crítica é uma forma de otimismo, e que quando você está em silêncio sobre as deficiências da sua sociedade Você é muito pessimista sobre essa sociedade. E é só quando você fala com sinceridade sobre isso que você mostra sua fé naquela sociedade."
--- Carlos Fuentes