Frases de "Stanislaw Lem" sobre "USAR"
"Cada civilização pode escolher uma das duas estradas para viajar, ou seja, se preocupe com a morte, ou para a própria morte. E no curso de fazer um ou outro, ele come o seu caminho para o universo, transformando cinders e flinders de estrelas em assentos sanitários, pinos, engrenagens, titulares de cigarros e fronhas, e isso acontece porque, incapaz de entender o universo, Procura mudar essa falta de fathomia em algo fathomble."
--- Stanislaw Lem
"Doutrina psicanalítica revela o porco no homem, um porco selimado com uma consciência; O resultado desastroso é que o porco é desconfortável por baixo daquele pious pious, e o piloto não faz melhor na situação, já que seu esforço não é apenas para domar o porco, mas também para torná-lo invisível."
--- Stanislaw Lem
"Esta é outra mentira. Estamos apenas procurando homem. Não temos necessidade de outros mundos. Um único mundo, o nosso próprio, é suficiente; Mas não podemos aceitar isso pelo que é. Estamos procurando por uma imagem ideal do nosso próprio mundo: nós vamos em busca de um planeta, uma civilização superior a nossa própria, mas desenvolvida com base em um protótipo de nosso passado primitivo."
--- Stanislaw Lem
"Por algum tempo houve um Noção amplamente mantida (fomentada zelosamente pela imprensa diária) para o efeito de que o "oceano de pensamento" do Solaris era um cérebro gigantesco, prodigiosamente bem desenvolvido e vários milhões de anos antes de nossa própria civilização, uma espécie de "iogue cósmica", Um sálvio, um símbolo de omnisciência, que há muito tempo entendeu a vaidade de toda a ação e por essa razão se retirou em um silêncio inquebrável."
--- Stanislaw Lem
"Há amigos com quem compartilhamos nenhum interesse nem experiências específicas, amigos com quem nunca correspondem, a quem raramente nos encontramos e, em seguida, apenas por acaso, mas cuja existência No entanto, tem para nós um significado específico se estranho. Para mim, a Torre Eiffel é apenas uma amiga, e não apenas porque acontece ser o símbolo de uma cidade, pois Paris me deixa nem quente nem frio. Eu me tornei consciente deste apego meu ao ler no papel sobre os planos para sua demolição, o simples pensamento de que me encheu de alarme."
--- Stanislaw Lem
"Giese era um homem sem emoção, mas depois no estudo da emoção do Solaris é um obstáculo para o explorador. A imaginação e a teorização prematória são desvantagens positivas em se aproximar de um planeta onde - como se tornou claro - tudo é possível ... O fato é que, apesar de sua natureza cautelosa, o Giese escrupuloso mais de uma vez saltou para conclusões prematuras. Mesmo quando em sua guarda, seres humanos inevitavelmente teorizar."
--- Stanislaw Lem
"Por razões morais eu sou um ateu - por razões morais. Eu sou da opinião de que você reconheceria um criador por sua criação, e o mundo parece-me ser reunido de maneira tão dolorosa que eu prefiro acreditar que não foi criado por ninguém do que pensar que alguém criou isso intencionalmente ."
--- Stanislaw Lem
"Busca do homem pelo conhecimento é um Serviço de expansão cujo limite é infinito, mas a filosofia procura atingir esse limite em um golpe, por um curto-circuito, proporcionando a certeza de verdade completa e inalterável. Ciência, no entanto, avança em seu ritmo gradual, muitas vezes desacelerando para um rastreamento, e por períodos até mesmo caminha no lugar, mas eventualmente atinge as várias trincheiras finais cavadas pelo pensamento filosófico, e, bastante ele não é suposto ser Capaz de atravessar essas barreiras finais ao intelecto, vai à direita."
--- Stanislaw Lem
"Deve-se ser renunciado a ser um relógio que mede a passagem do tempo, agora fora de ordem, agora consertada, e cujo mecanismo gera desespero e amor assim que seu fabricante o diferencia? Devemos nos acostumar com a ideia de que todo homem revive os antigos tormentos, que são ainda mais profundos porque crescem em quadrinhos com a repetição? Essa existência humana deve se repetir, bem e boa, mas que deve se repetir como uma melodia banal, ou um registro que um bêbado continua jogando enquanto alimenta moedas na jukebox."
--- Stanislaw Lem
"Apenas escritores que têm paz são os que não escrevem. E há alguns assim. Eles se afastam em um mar de possibilidades. Para expressar um pensamento, você primeiro tem que limitá-lo, e isso significa matá-lo. Toda palavra que eu falo me rouba de mil outros, e toda linha eu escrevo significa desistir de outro."
--- Stanislaw Lem
"Matemática nunca revela homem no grau, nunca o expressa no caminho, que qualquer outro campo de empreendimento humano faz: a extensão do Negação do homem corpóreo de homem que a matemática alcança não pode ser comparada com qualquer coisa. Quem está interessado neste assunto que me refiro aos meus artigos. Aqui vou dizer que o mundo injetou seus padrões para a linguagem humana no início da linguagem; A matemática dorme em todos os enunciados, e só pode ser descoberto, nunca inventado."
--- Stanislaw Lem
"Futurologistas têm se multiplicando As moscas desde o dia Herman Kahn fizeram a profissão de Cassandra "científica", mas de alguma forma, não um deles saiu com a clara declaração de que nos abandonamos totalmente à misericórdia do progresso tecnológico. Os papéis estão agora revertidos: a humanidade se torna, para a tecnologia, um meio, um instrumento para alcançar um objetivo desconhecido e incognoscível."
--- Stanislaw Lem
"Realmente, um de nós deveria ter a coragem de ligar para o experimento e omitir a responsabilidade pela decisão, mas a maioria acha que esse tipo de coragem seria um Sinal de covardia e o primeiro passo em um retiro. Eles acham que isso significaria uma entrega indignada para a humanidade como se houvesse alguma dignidade em folga e se afogando no que não entendemos e nunca irá."
--- Stanislaw Lem
"Psicanálise fornece a verdade em um infantil, isto é, uma moda estudante: aprendemos com isso , aproximadamente e apressadamente, coisas que nos escandalizam e, assim, comandam nossa atenção. Às vezes acontece, e tal é o caso aqui, que uma simplificação tocando na verdade, mas mais barata, não é mais valor do que uma mentira. Mais uma vez, somos mostrados o demônio e o anjo, a fera e o deus trancados no abraço maniqueano, e mais uma vez o homem foi pronunciado, por si mesmo, não culpável."
--- Stanislaw Lem
"O século XX havia dispensado a declaração formal de guerra e introduziu a quinta coluna, sabotagem, guerra fria e guerra por proxy, mas isso foi apenas o começo. Reuniões de cúpula para desarmamento perseguiram a compreensão mútua e um equilíbrio de poder, mas também foram realizadas para aprender os pontos fortes e fracos do inimigo. O mundo da alternativa de guerra ou paz tornou-se um mundo em que a guerra era a guerra da paz e a paz."
--- Stanislaw Lem
"Cripple Deus, que sempre deseja mais do que ele é capaz de ter, e nem sempre percebe isso para começar. Quem construiu relógios, mas não o tempo que eles medem. Construiu sistemas ou mecanismos que atendem a propósitos específicos, mas também superaram esses propósitos e os traiu. E criou um infinito que, de ser a medida do poder que deveria ter, transformado na medida de seu fracasso ilimitado."
--- Stanislaw Lem
"A ciência está se transformando em um mosteiro para a ordem dos frades capitulantes. Cálculo lógico deve substituir o homem como moralista. Nós nos submetemos à chantagem do 'conhecimento superior' que tem a temeridade para afirmar que a guerra nuclear pode ser, por derivação, uma coisa boa, porque isso segue de aritmética simples."
--- Stanislaw Lem
"Não muito longe daqui, por um sol branco, por trás de uma estrela verde, viveu os steelypips, ilustre, diligente, e eles não tiveram um cuidado: sem espetáculos Seus cuecas, sem regras, sem escolas, sem tristeza, nenhuma influência maligna da lua, sem problemas de matéria ou antimatéria - pois eles tinham uma máquina, um sonho de uma máquina, com molas e engrenagens e perfeitas em todos os aspectos. E eles viveram com isso, e nele, e sob ele, e dentro dela, pois era tudo o que eles tinham - primeiro eles salvaram todos os seus átomos, então eles colocam todos juntos, e se alguém não se encaixava, por que eles Chipped nisso um pouco, e tudo estava bem."
--- Stanislaw Lem