Frases de "Marcel Proust" sobre "COISAS VELHAS"
"E por isso é com o nosso próprio passado. É um trabalho em vão tentar recapturá-lo: todos os esforços do nosso intelecto devem ser fúteis. O passado é escondido em algum lugar fora do reino, além do alcance do intelecto, em algum objeto material (na sensação que esse objeto material nos dará), dos quais não temos a intenção. E depende da chance se nós vemos sobre este objeto antes de nós mesmos devemos morrer."
--- Marcel Proust

"Quando estamos apaixonados, nosso amor é muito grande coisa para nós sermos capazes de contê-lo dentro de nós mesmos. Ela irradia para o amado, encontra lá uma superfície que prende, forçando-a a retornar ao seu ponto de partida, e é essa repercussão de nosso próprio sentimento que chamamos de sentimentos dos outros e os encantam mais do que no seu exterior jornada porque não reconhecemos como se originou em nós mesmos."
--- Marcel Proust

"Naquela época, ele estava satisfeito uma curiosidade sensual experimentando os prazeres de pessoas que vivem por amor. Ele acreditava que poderia parar por aí, que ele não seria obrigado a aprender suas tristezas; Quão pequena é uma coisa que seu charme era para ele agora comparado com o terror surpreendente que se estendia como um halo escurecido, a imensa angústia de não saber a cada momento o que ela estava fazendo, de não possuí-la em todos os lugares e sempre!"
--- Marcel Proust

"No tipo de tela bated com diferentes estados de espírito que minha consciência se desenrolaria simultaneamente enquanto eu li, e que variou das aspirações escondidas mais profundas dentro de mim para a visão completamente exterior do horizonte que eu tinha, no fundo do jardim, diante dos meus olhos, o que foi o primeiro em mim, mais íntimo, a alça constantemente movida que controlava o resto, era minha crença na riqueza filosófica e beleza do livro que eu estava lendo, e meu desejo de apropriar-se para mim, o que aquele livro poderia ser."
--- Marcel Proust

"Para obter conhecimento preciso dos outros, se tal coisa fosse possível, só poderíamos chegar a através do reconhecimento lento e inseguro de nossas imprecisões ópticas iniciais. No entanto, esse conhecimento não é possível: pois, enquanto nossa visão dos outros está sendo ajustada, elas, que não são feitas de mera matéria bruta, também estão mudando; Acreditamos que conseguimos vê-los mais claramente, mas eles mudam; e quando acreditamos que os temos plenamente em foco, é apenas nossas imagens mais velhas delas que esclarecemos, mas que já estão desatualizadas."
--- Marcel Proust

"Nenhum dia, talvez, de toda a nossa infância sejam tão plenamente vividos como aqueles que tínhamos considerado como não ser vivido em tudo: dias gastos totalmente com um livro favorito. Tudo o que parecia enchê-los cheios para os outros que empurramos de lado, porque ficou entre nós e os prazeres dos deuses."
--- Marcel Proust

"Não são os pensamentos da morte frequentemente virados para o aspecto prático, doloroso, obscuro e obscuro, para o "lado maruoso" da morte que é, como acontece, o lado que a morte realmente apresenta para eles e forças eles se sentirem, e que muito mais se assemelha a um fardo esmagador, uma dificuldade em respirar, uma sede destruindo, do que a ideia abstrata para a qual estamos acostumados a dar o nome da morte?"
--- Marcel Proust

"No entanto, o Perigo em [Relacionamentos Socialmente desequilibrados] é que a sujeição da mulher temporariamente acalma o ciúme do homem, mas também torna mais exigente. Ele acaba fazendo sua amante viver como aqueles prisioneiros em quem a luz é brilhou dia e noite para que eles sejam melhor assistidos. E as coisas sempre terminam na tragédia."
--- Marcel Proust

"Quando eu era criança pequena, tudo o que pertencia à sociedade conservadora era moda , e nenhum republicano era bem-vindo nos smartersalons. As pessoas que vivem em tal milieu poderiam imaginar que a impossibilidade de convidar um "oportunista", muito menos um "radical", era uma coisa que duraria para sempre, como lâmpadas de gás e omnibus desenhados por cavalos. Mas semelhante a caleidoscópios se tornando de tempos em tempos, a sociedade sucessivamente lugares em vários elementos de maneiras que foram considerados imutáveis e cria uma nova composição."
--- Marcel Proust

"Muitos anos se passaram desde aquela noite. A parede da escada que eu assisti a luz de sua vela gradualmente subida foi há muito tempo demolida. E em mim mesmo, muitas coisas pereceram que eu imaginei duraria para sempre, e novas surgiram, dando origem a novas tristezas e novas alegrias que naqueles dias eu não poderia ter previsto, assim como agora os antigos são difíceis de entender."
--- Marcel Proust

"Um pouco de toque na janela, como se algum míssil tivesse atingido, seguido de um som abundante e caindo, como luz, como se um banho de areia estivesse sendo polvilhado de um sobrecarga da janela; Então a queda se espalhou, assumiu um pedido, um ritmo, tornou-se líquido, alto, tambor, musical, inúmerable, universal. Foi a chuva"
--- Marcel Proust

"O artista que desiste de uma hora de trabalho por uma hora de conversa com um amigo sabe que ele está sacrificando uma realidade por algo que não existe (nossos amigos sendo amigos só à luz de uma loucura agradável que viaja conosco através da vida e para a qual nos acomodamos prontamente, mas que no fundo dos nossos corações não sabemos ser mais razoável do que a ilusão do homem que fala com o mobiliário porque ele acredita que está vivo."
--- Marcel Proust

"A sede de algo diferente do que temos ... para trazer algo novo, mesmo Se é pior, alguma emoção, alguma tristeza; Quando a nossa sensibilidade, que a felicidade silenciou como uma harpa ociosa, quer ressoar sob alguma mão, até mesmo um áspero, e mesmo se puder ser quebrado por ele."
--- Marcel Proust

"Hábito! aquele arranjador habiloso, mas lento, que começa, deixando nossas mentes sofrem por semanas a fio em trimestres temporários, mas a quem nossas mentes não são menos felizes em descobrir por fim, pois, reduzindo a seus próprios dispositivos, eles ser impotente para fazer qualquer sala parecer habitável."
--- Marcel Proust

"Supõe que ele esteja dentro de seu poder me insultar ? Você evidentemente não está ciente de quem você está falando? Você imagina que a saliência envelhecida de quinhentos pequenos senhores do seu tipo, amontoava um sobre o outro, teria sucesso em babar lisonicamente como as pontas do meu dedos de agosto?"
--- Marcel Proust

"Conhece Balbec tão bem Você tem amigos na área? Eu tenho amigos onde quer que haja empresas de árvores, feridas, mas não vencidas, que se amontoam com a obstinação tocante para implorar um céu inclemente e impiedoso. Isso não é o que eu quis dizer: 'Interrompeu meu pai, como obstinado como as árvores e tão impiedoso quanto o céu."
--- Marcel Proust

"Este amor da nossa, na medida em que é um amor por uma criatura em particular, não é talvez uma coisa muito real, já que, embora as associações de reflexões agradáveis ou dolorosas possam prendê-la por um tempo para uma mulher ao extensão de nos fazer acreditar que foi inspirado por ela de uma maneira logicamente necessária, se, por outro lado, nos separamos deliberadamente ou inconscientemente dessas associações, esse amor, como se fosse de fato espontânea e surgiu de nós mesmos sozinhos, Revive a fim de conceder a si mesmo em outra mulher."
--- Marcel Proust

"Nós não recebemos sabedoria, devemos descobrir por nós mesmos, depois de uma jornada através do deserto que ninguém mais pode fazer para nós, que ninguém pode nos poupar, pois a nossa sabedoria é o ponto de vista da qual chegamos Por último a considerar o mundo. As vidas que você admira, as atitudes que parecem noivas para você, não foram moldadas por uma paterfamília ou de um professor, eles se arregalaram de começos muito diferentes, tendo sido influenciados pelo mal ou comum que prevaleceu em volta deles. Eles representam uma luta e uma vitória."
--- Marcel Proust

"Uma coleção de Bad Love Filho GS, esfarrapado do uso excessivo, tem que nos tocar como um cemitério ou uma aldeia. Então, e se as casas não tenham estilo, se as sepulturas estiverem desaparecendo sob ornamentos e inscrições sem gosto? Antes de uma imaginação simpática e respeitosa o suficiente para esconder momentaneamente sua desdém estética, aquele pó pode liberar um bando de almas, seus bicos segurando os sonhos ainda verdejantes que lhes deram uma ideia do próximo mundo e deixá-los regozijar ou chorar neste mundo."
--- Marcel Proust
