Frases de "Milan Kundera" sobre "PENSAMENTO"
"A estupidez das pessoas vem de ter uma resposta para tudo. A sabedoria do romance vem de ter uma pergunta para tudo. O romancista ensina o leitor a compreender o mundo como uma pergunta. Há sabedoria e tolerância nessa atitude. Em um mundo construído sobre as certezas do Sacrossanct, o romance está morto."
--- Milan Kundera
"O primeiro passo na liquidação de um povo é apagar sua memória. Destrua seus livros, sua cultura, sua história. Então alguém escreva novos livros, fabrica uma nova cultura, invente uma nova história. Em pouco tempo que a nação começará a esquecer o que é e o que era ... A luta do homem contra o poder é a luta da memória contra o esquecimento."
--- Milan Kundera
"Nascemos apenas uma vez, nunca podemos começar uma nova vida equipada com a experiência que ganhamos no anterior. Deixamos infância sem saber o que a juventude é, nos casamos sem saber o que é para se casar, e mesmo quando entramos na velhice, não sabemos o que é que estamos indo para: os antigos são crianças inocentes inocentes de velhice. Nesse sentido, o mundo do homem é o planeta da inexperiência."
--- Milan Kundera
"[Kafka] transformou o material profundamente antifoético de uma sociedade altamente burocratizada para a grande poesia do romance; Ele transformou uma história muito comum de um homem que não pode obter um emprego prometido. . . No mito, em épica, em um tipo de beleza nunca antes visto."
--- Milan Kundera
"... ela apenas queria encontrar uma saída para fora do labirinto. Ela sabia que tinha se tornado um fardo para ele: ela levou as coisas muito a sério, transformando tudo em uma tragédia e não conseguiu compreender a leveza e divertir insignificância do amor físico. Como ela desejou poder aprender a leveza! Ela ansiava por alguém para ajudá-la a sair de sua concha anacrônica."
--- Milan Kundera
"Woman é o futuro do homem. Isso significa que o mundo que já foi formado na imagem do homem agora será transformado para a imagem da mulher. Quanto mais técnico e mecânico, frio e metálico se torna, mais precisará do tipo de calor que só a mulher pode dar. Se quisermos salvar o mundo, devemos nos adaptar à mulher, nos deixamos ser liderados pela mulher, vamos ser penetrados pelo Ewigweiblich, o eternamente feminino!"
--- Milan Kundera
"Os personagens dos meus romances são minhas próprias possibilidades não realizadas. É por isso que eu gosto de todos eles e igualmente horrorizados por eles. Cada um cruzou uma borda que eu mesmo tenha contornado. É aquela fronteira cruzada (a fronteira além da qual meu próprio "eu" termina) o que mais me atrai. Para além dessa fronteira começa o segredo, o romance pergunta. Este romance não é a confissão do autor; é uma investigação da vida humana na armadilha do mundo se tornou."
--- Milan Kundera
"Viver para Sabina significava ver. Ver é limitado por duas fronteiras: luz forte, que persianas e total escuridão. Talvez seja isso que motivou a desgosto de Sabina por todo o extremismo. As fronteiras médias dos extremos além da qual a vida termina, e uma paixão pelo extremismo, na arte e na política, é um desejo velado pela morte."
--- Milan Kundera
"Há momentos na vida quando um homem recua defensivamente, quando ele deve dar terreno, quando ele deve entregar posições menos importantes para proteger os mais importantes. Mas deveria chegar ao último, o mais importante, neste momento, um homem deve parar e ficar firme se ele não quer começar a vida novamente com as mãos ociosas e uma sensação de serem naufragada."
--- Milan Kundera
"Todos os crimes anteriores do Império Russo foram cometidos sob a capa de uma sombra discreta. A deportação de um milhão de lituanos, o assassinato de centenas de milhares de poloneses, a liquidação dos tártaros Crimanos permanece em nossa memória, mas não existe documentação fotográfica; Mais cedo ou mais tarde, eles serão, portanto, proclamados como fabricações."
--- Milan Kundera
"Apenas imagine viver em um mundo sem espelhos. Você sonharia com o seu rosto e imaginá-lo como um reflexo externo do que está dentro de você. E então, quando você alcançou quarenta anos, alguém colocou um espelho antes de você pela primeira vez em sua vida. Imagine seu susto! Você veria o rosto de um estranho. E você saberia claramente o que você é incapaz de entender: seu rosto não é você."
--- Milan Kundera
"Para morrer; decidir morrer; Isso é muito mais fácil para um adolescente do que para um adulto. O que? A morte não tira um adolescente de uma parte muito maior do futuro? Certamente faz, mas para um jovem, o futuro é uma coisa remota, abstrata e irreal que ele realmente não acredita."
--- Milan Kundera
"Isso foi exatamente o que a garota tinha mais temido toda a sua vida e escrupulosamente evitou até agora: amor sem emoção ou amor. Ela sabia que havia cruzado o limite proibido, mas ela prosseguiu sem objeções e como participante total; Só em algum lugar, longe em um canto de sua consciência, ela se sentia horror com o pensamento de que nunca havia conhecido tal prazer, nunca muito prazer como neste momento - além desse limite."
--- Milan Kundera
"A mãe de Tereza nunca parou de lembrá-la de que ser uma mãe quisesse sacrificar tudo. Suas palavras tinham o anel da verdade, apoiasse como eram pela experiência de uma mulher que havia perdido tudo por causa de seu filho. Tereza escutaria e acreditaria que ser uma mãe era o maior valor da vida e que ser uma mãe era um grande sacrifício. Se uma mãe era sacrifício personificada, então uma filha era culpa, sem possibilidade de reparação."
--- Milan Kundera
"A maioria das pessoas se engana de bom grado com uma fé duplamente falsa; Eles acreditam na memória eterna (de homens, coisas, ações, povos) e em retificação (de ações, erros, pecados, injustiça). Ambos são simulados. A verdade reside no extremo oposto da escala: tudo será esquecido e nada será corrigido. Toda a retificação (vingança e perdão) serão tomadas pelo esquecimento."
--- Milan Kundera
"Ela tinha um desejo esmagador de dizer a ele, como o mais banal das mulheres. Don ' Te deixe-me ir, me segure apertado, faça-me seu brinquedo, seu escravo, seja forte! Mas eles eram palavras que ela não podia dizer. A única coisa que ela disse quando ele disse quando ele disse quando a libertou de seu abraço era: "Você não sabe o quão feliz eu estou com você." Essa foi a maioria dela natureza reservada permitiu que ela expressasse."
--- Milan Kundera
"Speed é a forma de ecstasy a revolução técnica foi concedida no homem. Ao contrário de um motociclista, o corredor está sempre presente em seu corpo, para sempre necessário pensar em suas bolhas, sua exaustão; Quando ele corre, ele sente seu peso, sua idade, mais consciente do que nunca de si mesmo e do seu tempo de vida. Isso tudo muda quando o homem delegados da Faculdade de velocidade para uma máquina:. A partir de então, seu próprio corpo é fora do processo, e ele dá até uma velocidade que é noncorporeal, não material, velocidade pura, a própria velocidade, velocidade ecstasy"
--- Milan Kundera
"A razão é que todo mundo tem dificuldade em aceitar o fato Que ele desaparecerá inédito e despercebido em um universo indiferente, e todo mundo quer se tornar um universo de palavras antes que seja tarde demais. Uma vez que o escritor em cada indivíduo vem a vida (e que o tempo não está muito longe), estamos em uma época de surdez universal e falta de compreensão."
--- Milan Kundera
"O começo do Gênesis nos diz que Deus criou o homem para lhe dar domínio sobre peixe e aves e todas as criaturas. Claro, Gênesis foi escrito por um homem, não um cavalo. Não há certeza de que Deus realmente concedeu a domínio do homem sobre outras criaturas. O que parece mais provável, na verdade, é que o homem inventou Deus para santificar o domínio que ele usou por si mesmo sobre a vaca e o cavalo."
--- Milan Kundera
"No episódio é um priori condenado para permanecer um episódio para sempre, para cada evento, não importa quão trivial, esconda dentro de si a possibilidade de mais cedo ou mais tarde se tornando a causa de outros eventos e, portanto, mudando em uma história ou uma aventura . Episódios são como minas terrestres. A maioria deles nunca explodir, mas a mais indignável deles pode algum dia se transformar em uma história que vai ser fatal para você."
--- Milan Kundera
"Você percebe que as pessoas não sabem ler Kafka simplesmente porque querem decifrá-lo? Em vez de se deixarem ser levados por sua imaginação inigualável, eles procuram por alegorias - e não chegam a nada além de clichês: a vida é absurda (ou não é absurda), Deus é além do alcance (ou ao alcance), etc. Não entenda nada sobre arte, particularmente arte moderna, se você não entender que a imaginação é um valor em si."
--- Milan Kundera
"De fato, as únicas perguntas verdadeiramente sérias são aquelas que até mesmo uma criança pode formular . Apenas a mais ingênua das perguntas é verdadeiramente séria. Eles são as perguntas sem respostas. Uma pergunta sem resposta é uma barreira que não pode ser violada. Em outras palavras, são perguntas sem respostas que estabelecem o limite de possibilidades humanas, Descreva os limites da existência humana."
--- Milan Kundera
"No fundo Ela disse a si mesma, Franz talvez forte, mas sua força é direcionada para fora; Quando se trata das pessoas que ele mora, as pessoas que ele ama, ele é fraco. A fraqueza de Franz é chamada de bondade. Franz nunca daria ordens de Sabina. Ele nunca a ordenaria, como Tomas tinha, para colocar o espelho no chão e caminhar para frente e para frente. Não que ele não tenha sensualidade; Ele simplesmente não tem força para dar ordens. Há coisas que podem ser realizadas apenas pela violência. O amor físico é impensável sem violência."
--- Milan Kundera
"Podemos também ligar para a vertigem a intoxicação dos fracos. Consciente de sua fraqueza, um homem decide dar em vez de defender. Ele está bêbado com fraqueza, deseja crescer ainda mais fraco, deseja cair no meio da praça principal na frente de todo mundo, deseja cair, menor do que para baixo."
--- Milan Kundera
"Se eu tivesse duas vidas, em uma vida eu poderia convidá-la a ficar no meu lugar, e na segunda vida eu poderia expulsá-la . Então eu poderia comparar e ver o que tinha sido a melhor coisa a fazer. Mas só vivemos uma vez. A vida é tão leve. Como um esboço, não podemos preencher ou corrigir ... Faça melhor. É assustador "."
--- Milan Kundera