Frases de "Slavoj Žižek" sobre "USAR"
"Para mim, o stalinism era mesmo um maior problema filosófico do que o nazismo. Sob o nazismo, se você fosse judeu, você foi simplesmente morto, sem perguntas, você não tinha nada para provar. Sob o stalinismo, é claro, a maioria [vítimas] estavam em julgamento por falsas acusações; A maioria deles não eram traidores. Há uma característica interessante: que eles foram torturados ou através de algum tipo de chantagem forçada a confessar a ser traidores."
--- Slavoj Žižek
"Acho que Kafka estava certo quando ele disse que, para um homem moderno, secular e não-religioso, a burocracia estatal é o único contato remanescente com a dimensão do divino; A onipotência impenetrável de portos da burocracia é o prazer divino. É a performance de sua própria falta de propósito que gera um prazer intenso, pronto para se reproduzir para sempre."
--- Slavoj Žižek
"Na folha de informações em um hotel de Nova York, eu li recentemente: 'Querido convidado! Para garantir que você vai desfrutar plenamente da sua estadia conosco, este hotel é totalmente livre de fumo. Para qualquer violação deste regulamento, você será cobrado US $ 200 '. A beleza desta formulação, tomada literalmente, é que você deve ser punido por se recusar a desfrutar plenamente da sua estadia."
--- Slavoj Žižek
"Com lenin Sempre foi um compromisso substancial. Eu sempre tenho uma certa admiração por pessoas que estão cientes de que alguém tem que fazer o trabalho. O que eu odeio sobre esses acadêmicos liberais, pseudo-esquerdo e lindo da alma é que eles estão fazendo o que estão fazendo plena consciente de que alguém fará o trabalho para eles."
--- Slavoj Žižek
"Eu sou o que você pode chamar anti-capitalista abstratamente . Por exemplo, eu desconfio dos antigos esquerdistas que concentram todo o ódio nos Estados Unidos. E quanto ao neo-colonialismo chinês? Por que a esquerda é silenciosa sobre isso? Quando digo isso, isso os irrita, é claro. Bom"
--- Slavoj Žižek
"Na campanha eleitoral, o presidente Bush nomeou como a pessoa mais importante em sua vida Jesus. Agora ele tem uma chance única de provar que ele quis dizer a sério: para ele, como para todos os americanos hoje, "Ame o vizinho!" significa "amo os muçulmanos!" Ou não significa nada."
--- Slavoj Žižek
"Palavra é assassinato de uma coisa, não só no sentido elementar de implicar sua ausência - nomeando uma coisa, nós tratamos como ausente, como morto, embora seja Ainda assim presentes - mas acima de tudo no sentido de sua dissecção radical: a palavra "Quarters" a coisa, rasga-a fora do incorporamento em seu contexto concreto, trata suas partes componentes como entidades com uma existência autônoma: falamos sobre a cor forma, forma, etc., como se eles possuísse ser auto-suficiente."
--- Slavoj Žižek
"O que os americanos não querem admitir ... é que não só não há uma contradição entre regulamentação do Estado e liberdade, mas para nós Para realmente ser livre em nossas interações sociais, deve haver uma rede extremamente elaborada de saúde, direito, instituições, regras morais e assim por diante."
--- Slavoj Žižek
"Para os protestantes anglo-saxões brancos são proibidos, italianos e irlandeses recebem um pouco de respeito, os negros são Bom, os nativos americanos são ainda melhores. Quanto mais longe nós vamos, mais eles merecem respeito. Esta é uma espécie de respeito invertido, patrocinador que coloca todo mundo à distância."
--- Slavoj Žižek
"Existe uma contradição entre o liberalismo do mercado e o liberalismo político. Os liberais do mercado (por exemplo, conservadores sociais) de hoje querem valores familiares, menos governo e mantêm as tradições da sociedade (pelo menos no caso da América). No entanto, devemos enfrentar a contradição cultural do capitalismo: o progresso do capitalismo, que exige uma cultura do consumidor, prejudica os valores que tornam o capitalismo possível"
--- Slavoj Žižek
"Acredito em posições claras. Eu acho que a posição mais arrogante é essa modéstia aparente e multidisciplinar de "o que estou dizendo agora não é incondicional, é apenas uma hipótese", e assim por diante. É realmente uma posição mais arrogante. Eu acho que a única maneira de ser honesto e se expor a crítica é afirmar claramente e dogmaticamente onde você está. Você deve assumir o risco e ter uma posição."
--- Slavoj Žižek
"O que é o Absoluto? Algo que nos parece em experiências fugazes - digamos, através do sorriso gentil de uma mulher bonita, ou mesmo através do sorriso quente de uma pessoa que pode parecer feio e rude. Em momentos milaculosos, mas extremamente frágeis, outra dimensão transpira pela nossa realidade. Como tal, o absoluto é facilmente corroído; desliza muito facilmente através dos nossos dedos e deve ser manuseado com cuidado como uma borboleta"
--- Slavoj Žižek
"O próprio zionismo apareceu paradoxalmente para adotar alguma lógica antissemita em seu ódio de judeus que não se identificam plenamente com a política do estado de Israel. Seu alvo, a figura do judeu que duvida do projeto sionista, é construída da mesma forma que os anti-origem européia construíram as figuras do judeu - ele é perigoso porque ele vive entre nós, mas não é realmente um de nós."
--- Slavoj Žižek
"Quando nos mostramos cenas de fome crianças na África, com um Ligue para fazer algo para ajudá-los, a mensagem ideológica subjacente é algo como: "Não pense, não politize, esqueça as verdadeiras causas de sua pobreza, apenas agir, contribuir com dinheiro, para que você não tenha Para pensar!"
--- Slavoj Žižek
"Em uma democracia, todo cidadão comum é efetivamente um rei - mas um rei em uma democracia constitucional, um monarca que decide apenas formalmente, cuja função é apenas assinar sobre medidas propostas por uma administração executiva. É por isso que o problema com os rituais democráticos é homólogo ao grande problema da monarquia constitucional: como proteger a dignidade do rei? Como manter a aparência que o rei efetivamente toma decisões, quando todos nós sabemos isso para não ser verdade?"
--- Slavoj Žižek
"Isto, então, é a verdade do discurso dos direitos humanos universais: a parede que separa aqueles cobertos pelo guarda-chuva dos direitos humanos e os excluídos de sua capa protetora. Qualquer referência aos direitos humanos universais como um "projeto inacabado" para ser gradualmente estendido a todas as pessoas é aqui uma quimera ideológica vã - e, enfrentada com essa perspectiva, nós, no Ocidente, temos o direito de condenar os excluídos quando eles usam Quaisquer meios, inclusive de terror, para combater sua exclusão?"
--- Slavoj Žižek
"Eu odeio escrever. Eu tão intensamente odeio escrever - não posso te dizer quanto. No momento em que estou no final de um projeto, tenho a ideia de que eu realmente não consegui dizer o que eu queria dizer, que eu preciso de um novo projeto - é um pesadelo absoluto. Mas toda a minha economia de escrita é de fato baseada em um ritual obsessivo para evitar o ato real de escrever."
--- Slavoj Žižek
"Pense sobre a estranheza da situação de hoje. Trinta, quarenta anos atrás, ainda estávamos debatendo sobre o que o futuro será: comunista, fascista, capitalista, o que quer que seja. Hoje, ninguém sequer debate esses problemas. Todos nós silenciosamente aceitamos o capitalismo global está aqui para ficar. Por outro lado, estamos obcecados por catástrofes cósmicas: toda a vida na terra se desintegrando, por causa de algum vírus, por causa de um asteróide que atinge a terra e assim por diante. Assim, o paradoxo é que é muito mais fácil imaginar o fim de toda a vida na Terra do que uma mudança radical muito mais modesta no capitalismo."
--- Slavoj Žižek
"Enquanto apenas olhando, estamos sempre caçando entre objetos, procurando o que desejamos ou temem, esforçando-se para reconhecer algum padrão; Por outro lado, os próprios objetos sempre "olham para trás", vie a nossa atenção, lançam em nós suas iscas e esforçam-se para nos entregar."
--- Slavoj Žižek
"Há uma piada antiga sobre o socialismo como a síntese das maiores conquistas de toda a história humana até o momento: sociedades pré-históricas tomou primitivismo; do mundo antigo, levou a escravidão; da dominação brutal da sociedade medieval; da exploração do capitalismo; e do socialismo o nome."
--- Slavoj Žižek
"[t] Aking o terceiro em conta não nos traz para a posição de consideração pragmática, de comparar outros diferentes; A tarefa é melhor aprender a distinguir entre falsos conflitos e o verdadeiro conflito. Por exemplo, o conflito de hoje entre o liberalismo ocidental e o fundamentalismo religioso é falso, uma vez que é baseado na exclusão do terceiro termo que é a sua verdade: a posição emancipatória esquerdista."
--- Slavoj Žižek
"Friends me disse que a última tendência, Pelo menos na Europa, é sexo público. Eles me mostraram alguns clipes, e eles estão aterrorizantes. Um casal entra em um bonde, meio cheio, simplesmente se sente, se undrete e começa a fazê-lo. Você pode ver de rostos surpresos que não é encenado. É um subúrbio de classe de trabalho puro. Mas o que é fascinante é que as pessoas todos olham e, em seguida, elas a ignoram educadamente. A mensagem é que, mesmo que você esteja junto em público com as pessoas, ainda conta como espaço privado."
--- Slavoj Žižek
"E se a intervenção soviética fosse uma bênção disfarçada? Salvou o mito de que se os soviéticos não tivessem intervir, haveria algum socialismo democrático autêntico de florescência e assim por diante. Eu sou um pouco mais de um pessimista lá. Eu acho que os soviéticos - é uma lição muito triste - por sua intervenção, salvou o mito."
--- Slavoj Žižek
"Obama já demonstrou uma habilidade extraordinária de mudar os limites do que se pode dizer publicamente. Sua maior conquista até agora é que, à sua maneira não provocadora refinada, ele introduziu em tópicos de fala pública que até então era de fato não é possível: a importância contínua da raça na política, o papel positivo dos ateus na vida pública, o necessidade de falar com "inimigos" como o Irã ou o Hamas, e assim por diante. Isto é exatamente o que a política dos EUA precisa hoje mais do que qualquer coisa, se é para sair de sua grade: novas palavras que vão mudar a maneira como pensamos e agimos."
--- Slavoj Žižek
"Esta proletariologia da menor burguesia assalariada é acompanhada por um excesso na direção oposta: o pagamento irracionalmente alto dos principais gestores e banqueiros, um nível de remuneração que é economicamente irracional, uma vez que as investigações no Nós demonstraram, tende a ser inversamente proporcional ao sucesso da empresa."
--- Slavoj Žižek
"[a] t o começo de novembro de 2001, houve uma série de reuniões entre assessores da Casa Branca e Senior Executivos de Hollywood com o objetivo de coordenar o esforço de guerra e estabelecer como Hollywood poderia ajudar na "guerra contra o terrorismo", obtendo a mensagem ideológica certa em não apenas para os americanos, mas também para o público de Hollywood em todo o mundo, a prova empírica final que Hollywood funciona de fato como um "aparelho estatal ideológico."
--- Slavoj Žižek
"Eu plantei algumas piadas no meu casamento. Tipo, os organizadores me pediram para selecionar música. Então, quando me aproximei da esposa na cerimônia, eles jogaram o segundo movimento da 10ª Sinfonia de Shostakovich, que geralmente é conhecido como "retrato de Stalin". E então, quando abraçamos, a música que eles interpretaram foi a "morte e a donzela de Schubert". Eu gostei disso de uma maneira infantil! Mas o casamento era todo um pesadelo e assim por diante."
--- Slavoj Žižek
"Não somos, quando Nós nos sentamos no cinema, na posição dos seres humanos na matriz, amarrados a cadeiras, imerso no espetáculo administrado por uma máquina? No entanto, uma alegoria mais apropriada é a do próprio espectador: sob a ilusão de que "apenas olhamos" para os objetos percebidos de uma distância segura, deslizando livremente ao longo deles, há a realidade dos inumeráveis laços que nos ligam ao que perceber."
--- Slavoj Žižek
"O objetivo final da política radical é gradualmente para deslocar o limite de exclusões sociais, capacitando os agentes excluídos (minorias sexuais e étnicas), criando espaços marginais em que possam articular e questionar sua identidade. A política radical torna-se assim uma paródia e provocação zombeteira sem fim, um processo gradual de reentimização em que não há vitórias finais e demarcações final"
--- Slavoj Žižek
"A única perspectiva "realista" é fundamentar uma nova universalidade política, optando pelo impossível, assumindo plenamente o lugar da exceção, sem tabus, sem normas a priori ('direitos humanos '' Democracia '), respeito pelo qual nos impediria de "resignificar" terror, o exercício implacável do poder, o espírito de sacrifício ... Se esta escolha radical é decrescente por alguns liberais do coração de sangramento como LinksFaschismus, então seja!"
--- Slavoj Žižek
"Democracia liberal - como você sabe, nos velhos tempos, estávamos dizendo que queremos que o socialismo com um rosto humano. A esquerda de hoje oferece efetivamente o capitalismo global com um rosto humano, mais tolerância, mais direitos e assim por diante. Então a questão é, é isso suficiente ou não? Aqui eu permaneço um marxista: eu acho que não."
--- Slavoj Žižek
"O problema com o kitsch é que é tudo muito profundo, manipulando forças libidinais e ideológicas profundas, enquanto a arte verdadeira sabe como permanecer na superfície, como subtrair o assunto do seu contexto mais profundo de realidade histórica. O mesmo vale para a arte contemporânea, onde muitas vezes encontramos tentativas brutais de retornar ao real, para lembrar o espectador ou leitor de que ele está percebendo uma ficção, para despertá-lo de um sonho doce."
--- Slavoj Žižek
"O que me interessa é o seguinte paradoxo: de como, precisamente em nossas sociedades liberais, onde ninguém pode imaginar Uma causa transcendental para a qual morrer, temos permissão para adotar uma postura hedonista, utilitária ou ainda mais espiritualmente egoísta - como, o objetivo da minha vida é a realização de todo o meu potencial, cumprimento dos meus desejos mais íntimos, o que você quiser."
--- Slavoj Žižek
"O fato de uma nuvem de uma pequena erupção vulcânica na Islândia - uma pequena perturbação no complexo mecanismo da vida na terra Pode trazer para um impasse o tráfego aéreo por um continente inteiro é um lembrete de como, com todo o seu poder de transformar a natureza, a humanidade continua sendo apenas outra espécie no planeta Terra."
--- Slavoj Žižek
"Confúcio não era tanto um filsofico como um proto-ideologista: O que interessou a ele não era verdades metafísicas, mas sim uma ordem social harmoniosa em que indivíduos poderiam levar vidas felizes e éticas. Ele foi o primeiro a delinear claramente o que é tentado a chamar a cena elementar da ideologia, seu nível zero, que consiste em afirmar a autoridade (sem nome) de alguma tradição substancial."
--- Slavoj Žižek