Frases de "Milan Kundera" sobre "QUER DIZER"
"Uma rota difere de uma estrada não só porque é apenas destinada a veículos, mas também porque é meramente uma linha que conecta um ponto com outro. Uma rota não tem sentido em si; Seu significado deriva inteiramente dos dois pontos que ele conecta. Uma estrada é uma homenagem ao espaço. Cada trecho da estrada tem significado em si mesmo e nos convida a parar. Uma rota é a desvalorização triunfante do espaço, que graças a ele foi reduzido a um mero obstáculo ao movimento humano e uma perda de tempo."
--- Milan Kundera
"Guerra e cultura, esses são os dois pólos da Europa, seu céu e o inferno, sua glória e vergonha, e eles não podem ser separados um do outro. Quando se trata de um fim , o outro terminará também e não se pode acabar sem o outro. O fato de que nenhuma guerra foi interrompida na Europa por cinquenta anos é conectada de alguma maneira misteriosa com o fato de que, por cinquenta anos, nenhum novo Picasso também apareceu."
--- Milan Kundera
"Youth é terrível: é uma trode de palco por crianças em buskins e uma variedade de discursos de boca que eles memorizaram e fanaticamente acreditam, mas Apenas meio entendimento. E a história é terrível porque muitas vezes acaba um playground para o imaturo; um parque infantil para o jovem Nero, um parque infantil para os jovens Bonaparte, um parque infantil para as multidões facilmente despertadas de crianças cujas paixões simuladas e postos simplistas de repente metamorfose em um cata Realidade extráfica real."
--- Milan Kundera
"Ele não tinha mais certeza se alguma coisa que ele já pensara ou sentiu era verdadeiramente sua própria propriedade, ou se seus pensamentos eram apenas uma parte comum da loja mundial de ideias que sempre existiram prontos e quais as pessoas só emprestaram, como livros de uma biblioteca."
--- Milan Kundera
"Leroy interrompeu as fantasias de Chantal: "Liberdade? Como você vive a nossa desolação, você pode ser infeliz ou feliz. Ter essa escolha é o que constitui sua liberdade. Você é livre para derreter o seu própria individualidade no caldeirão da multidão, seja com uma sensação de derrota ou euforia."
--- Milan Kundera
"Para a Sabina, vivendo na verdade, mentindo nem para nós mesmos nem para os outros, foi possível apenas longe do público: no momento em que alguém mantém um olho sobre o que fazemos, involuntariamente os subsídios para esse olho, e nada que fazemos é verdadeiro. Ter uma publicação IC, mantendo um público em mente, significa viver em mentiras."
--- Milan Kundera
"O que eu amo em uma mulher não é o que ela está e por si mesma, mas o lado de si mesma ela se vira para mim, o que ela é para mim. Eu a amo como personagem em nossa história de amor comum. O que Wuld Hamlet be sem o castelo em Elsinore, sem ophélia, sem todas as situações concretas que ele passa, o que ele ficaria sem o texto de sua parte? O que seria deixado, mas uma essência vazia, muda e ilusória?"
--- Milan Kundera
"Todos nós rejeitamos fora de mão a ideia de que o amor da nossa vida pode ser algo leve ou sem peso; Presendamos nosso amor é o que deve ser, sem ela, nossa vida não seria mais a mesma; Nós sentimos que o próprio Beethoven, sombrio e inspirador, está tocando o "es merda"! " Para o nosso próprio amor grande."
--- Milan Kundera
"Risos, por outro lado, "Petrarca continuou", é uma explosão que nos afasta do mundo e nos joga de volta à nossa própria solidão fria. Joking é uma barreira entre o homem e o mundo. Joking é o inimigo do amor e da poesia. É por isso que eu te digo mais uma vez, e você quer ter em mente: Boccaccio não entende o amor. O amor nunca pode ser risível. O amor não tem nada em comum com o riso."
--- Milan Kundera
"O mais pesado dos encargos é simultaneamente uma imagem da fullfillment mais intensa da vida. Quanto mais pesado o fardo, quanto mais perto nossas vidas vêm para a terra, mais real e verdadeiras se tornam. Por outro lado, a absoluta ausência de um fardo faz com que o homem seja mais leve que o ar, suba em novas alturas, tire a saída da Terra e seu ser terrestre, e se torne apenas meio real, seus movimentos tão livres quanto livres, pois são insignificantes. O que então vamos escolher? Peso ou leveza?"
--- Milan Kundera
"Se o nosso planeta viu cerca de oitenta bilhões de pessoas, é difícil supor que todo indivíduo tenha seu ou seu próprio repertório de gestos. Aritmeticamente, é simplesmente impossível. Sem a menor dúvida, há muito menos gestos no mundo do que os indivíduos. Que a descoberta nos leva a uma conclusão chocante: um gesto é mais individual do que um indivíduo. Nós poderia colocá-lo na forma de um aforismo:.? muitas pessoas, alguns gestos"
--- Milan Kundera
"Alta cultura não é nada além de um filho dessa perversão europeia Chamada História, a obsessão que temos em frente, com considerar a seqüência de gerações uma raça de revezamento em que todos superam seu antecessor, apenas para ser superado por seu sucessor. Sem essa corrida de relé chamada história, não haveria arte européia e o que o caracteriza: um desejo de originalidade, um desejo de mudança. Robespierre, Napoleão, Beethoven, Stalin, Picasso, eles são todos os corredores na corrida de relé, todos eles pertencem ao mesmo estádio."
--- Milan Kundera
"O dia depois de seu pai, Franz e Sua mãe foi para a cidade juntas, e quando saíram de casa Franz notou que seus sapatos não corresponderam. Ele estava em um dilema: ele queria apontar o erro, mas temia que ele a machucasse. Então, durante as duas horas eles passaram andando pela cidade juntos, ele manteve os olhos focados em seus pés. Foi então ele tinha seu primeiro pressentimento do que significa sofrer."
--- Milan Kundera
"Até que a hora, suas traições a encheram de excitação e alegria, porque abriram novos caminhos para novas aventuras de traição. Mas e se os caminhos chegarem ao fim? Um poderia trair os pais, marido, país, amor, mas quando pais, marido, país e amor se foram - o que foi deixado para trair?"
--- Milan Kundera
"No jargão político daqueles dias, a palavra "intelectual" era um insulto. Isso indicava alguém que não entendeu a vida e foi cortado das pessoas. Todos os comunistas que foram enforcados na época por outros comunistas receberam esse abuso. Ao contrário daqueles que tinham os pés solidamente no chão, disseram-se para flutuar no ar. Então foi justo, de certa forma, que, como castigo, o chão estava permanentemente retirado sob seus pés, que eles permaneceram suspendidos um pouco acima do chão."
--- Milan Kundera
"Do topo da escada que ela vê o trem de Londres, Moderna e elegante, e ela diz a si mesma novamente: se é boa sorte ou ruim nascer nesta terra, a melhor maneira de passar uma vida aqui é deixar você ser levado ao longo, como estou me movendo neste momento, por um alegre , multidão barulhenta movendo-se para a frente."
--- Milan Kundera
"Teste moral verdadeiro da humanidade, seu teste fundamental (que reside profundamente enterrado de vista), consiste em sua atitude em relação àqueles que estão à sua misericórdia : Animais. E, a este respeito, a humanidade sofreu um desastre fundamental, um desastre tão fundamental que todos os outros se originam."
--- Milan Kundera
"Uma roupa incompatível, uma prótese ligeiramente defeituosa, uma mediocridade requintada da alma - esses são os detalhes que fazem uma mulher real, viva. As mulheres que você vê em cartazes ou em revistas de moda - aquelas todas as mulheres tentam imitar hoje em dia - como eles podem ser atraentes? Eles não têm realidade própria; Eles são apenas a soma de um conjunto de regras abstratas. Eles não nascem de corpos humanos; eles eclodem prontos dos computadores. "~ O livro do riso e esquecer"
--- Milan Kundera
"O totalitarismo não é nem deixado nem certo, e dentro de seu império ambos perecerão. Eu nunca fui crente, mas depois de ver os católicos tchecos perseguidos durante O terror stalinista, senti a solidariedade mais profunda com eles. O que nos separou, a crença em Deus, era secundária ao que nos uniu. Em Praga, eles enforcaram os socialistas e os sacerdotes. Assim, uma fraternidade dos enforcados nasceu."
--- Milan Kundera
"A frase "é absolutamente o mesmo comigo, eu ..." Parece ser um eco aprovador, uma maneira de continuar O pensamento do outro, mas isso é uma ilusão: na realidade é uma revolta brutal contra uma violência brutal, um esforço para libertar nosso próprio ouvido de escravidão e ocupar a orelha do inimigo pela força. Porque toda a vida do homem entre o tipo dele não é nada além de uma batalha para aproveitar o ouvido dos outros."
--- Milan Kundera
"A era atual agarra tudo o que já foi escrito para transformá-lo em filmes, programas de TV; ou desenhos animados. O que é essencial em um romance é precisamente o que só pode ser expresso em um romance, e assim toda adaptação não contém nada além do não essencial. Se uma pessoa ainda é louca o suficiente para escrever romances hoje em dia e quer protegê-los, ele tem que escrevê-los de tal maneira que eles não podem ser adaptados, em outras palavras, de tal maneira que eles não podem ser reatados."
--- Milan Kundera
"Mas foi amor? A sensação de querer morrer ao lado dela era claramente exagerada: ele a tinha visto apenas uma vez antes em sua vida! Foi simplesmente a histeria de um homem, que, consciente profundamente de sua inaptidão pelo amor, sentiu a necessidade auto-ilustradora de simulá-lo?"
--- Milan Kundera
"Esta composição simétrica - o mesmo motivo em O começo e no final - pode parecer bastante "romancista" para você, e estou disposto a concordar, mas apenas sob condição que você abste-se de ler essas noções como "fictícia", "Fabricada" e "falsa" na palavra "romancista". Como as vidas humanas são compostas precisamente por uma moda."
--- Milan Kundera
"Sonhando não é meramente um ato de comunicação (ou comunicação codificada, se quiser); É também uma atividade estética, um jogo da imaginação, um jogo que é um valor em si. Nossos sonhos provam que imaginar - sonhar com coisas que não aconteceram - estão entre as necessidades mais profundas da humanidade. Aqui está o perigo. Se os sonhos não eram lindos, eles seriam rapidamente esquecidos."
--- Milan Kundera