Frases de "Jonathan Franzen" sobre "QUIETUDE"
"Cada nova coisa que ele encontrou na vida o impulsionou em uma direção que a convenceu totalmente de sua direção , mas a próxima coisa nova apareceu e impulsionou-o na direção oposta, que também se sentia certo. Não havia narrativa controladora: ele parecia a si mesmo um pinball puramente reativo em um jogo cujo único objeto era ficar vivo por ficarem vivos ."
--- Jonathan Franzen
"Como eu poderia ter pensado que eu precisava me curar para encaixar int O mundo "real"? Eu não precisava de cura, e o mundo também não; A única coisa que precisava de cura era minha compreensão do meu lugar nele. Sem essa compreensão - sem uma sensação de pertencer ao mundo real - era impossível prosperar em um imaginado."
--- Jonathan Franzen
"A correção, quando finalmente chegou, não foi uma explosão durante a noite de uma bolha, mas uma decepção muito mais gentil, um ano Vazamento longo de valor dos principais mercados financeiros, uma contração muito gradual para gerar manchetes e previsível demais para ferir seriamente ninguém, mas tolos e os trabalhadores pobres."
--- Jonathan Franzen
"Ele e sua esposa se amavam e trouxeram-se a dor diária. Tudo o mais que ele estava fazendo em sua vida, até mesmo seu anseio por Lalitha, ascendia a pouco mais do que o vôo da circunstância. Ele e Patty não podiam viver juntos e não podia imaginar à vontade. Cada vez que ele achava que eles chegaram ao ponto de ruptura insuportável, descobriu-se que ainda havia além disso eles poderiam ir sem quebrar."
--- Jonathan Franzen
"Quanto mais você busca distrações, a distração menos eficaz é, e assim eu Demos de várias dosagens, até que eu soubesse, eu estava verificando meu e-mail a cada dez minutos, e minhas plugues de tabaco estavam ficando cada vez maiores, e minhas duas bebidas uma noite haviam piorado a quatro, e eu d atingido tal domínio profundo de solitário de computador que meu objetivo não era mais ganhar um jogo, mas ganhando dois ou mais jogos seguidos - uma espécie de meta-solitaire cujo fascínio consistia em não jogar as cartas, mas no surfando as listras de ganha e perdas."
--- Jonathan Franzen
"Ele se tornou outro ponto de dados no experimento americano do autogoverno, um experimento estatisticamente distorcido desde o início, porque não era As pessoas com genes sociáveis que fugiram do velho mundo lotado para o novo continente; eram as pessoas que não se daram bem com os outros."
--- Jonathan Franzen
"Mesmo em um intensamente mediado Mundo, em um mundo que oferece pelo menos a ilusão de auto-invenção radical e liberdade radical de escolha, eu como romancista sou atraído às coisas que você não pode fugir. Porque grande parte da promessa de auto-invenção radical, de definir-se através dessa maravilhosa liberdade de escolha, é apenas uma mentira. É uma mentira que todos nós compramos, porque ajuda a economia a correr."
--- Jonathan Franzen
"Família é a única coisa que você não pode mudar. Você pode se cobrir com tatuagens. Você pode obter um anel de tamanho da toranja passando pelo seu lóbulo de orelha. Você pode alterar seu nome. Você pode se mover para um continente diferente. Mas você não pode mudar quem eram seus pais, e quem são seus irmãos, e quem são seus filhos."
--- Jonathan Franzen
"Acho que vivemos em uma era de problemas que, se você voltar e olhar para eles globalmente, não pode ser resolvido. Uma resposta a isso é: "Oh bem, é tudo sem esperança. O mundo natural está sendo destruído, os pássaros estão desaparecendo, o planeta está aquecendo e assim qualquer coisa que possamos fazer em menor escala é sem sentido.""
--- Jonathan Franzen
"Certos tipos de coisas que o romance costumava fazer, que foi, "Oh, eu estou morando aqui no lugar oeste, Nebraska e estou curioso como a classe alta em Nova York vive, eu acho que vou ler um romance sobre isso." Nós não temos que fazer isso agora. Você acabou de ligar a TV. Ligue os estilos de vida dos ricos e famosos. Você pode obter essa informação em qualquer lugar. Novelas não precisam mais fazer isso."
--- Jonathan Franzen
"Eu tento escrever coisas que não podem ser feitas em filmes. Meus romances frustraram muitas tentativas de filmá-los e acho que isso também era verdade para o ensaio. Se você realmente tentasse ser fiel ao ensaio, teria sido, talvez, chato. Então, tendo aquele pequeno elenco estreito de personagens e expandi-lo, foi o que foi emocionante sobre o projeto para mim."
--- Jonathan Franzen
"Quando você ficar no seu quarto e raiva ou zombar ou encolher os ombros, como eu fiz por muitos anos, o mundo e seus problemas são impossivelmente assustadoras . Mas quando você sai e se coloca em relação real com pessoas reais, ou mesmo apenas animais reais, há um perigo muito real que você pode acabar amando alguns deles. E quem sabe o que pode acontecer com você então?"
--- Jonathan Franzen
"O amor é sobre empatia sem fundo, nascido da revelação do coração de que outra pessoa é tão real quanto você. E é por isso que o amor, como eu entendo, é sempre específico. Tentar amar toda a humanidade pode ser um esforço digna, mas, de uma forma engraçada, mantém o foco no eu, no próprio bem-estar moral ou espiritual do eu. Considerando que, para amar uma pessoa específica, e identificar-se com suas lutas e alegrias como se fossem a sua, você tem que se render um pouco de si mesma."
--- Jonathan Franzen
"E quando O evento, a grande mudança em sua vida, é simplesmente uma visão - não é uma coisa estranha? Que absolutamente nada muda, exceto que você vê as coisas de maneira diferente e menos temerosa e menos ansiosa e geralmente mais forte como resultado: não é incrível que uma coisa completamente invisível em sua cabeça possa se sentir mais real do que qualquer coisa que você tenha experimentado antes?"
--- Jonathan Franzen
"Depressão apresenta-se como um realismo sobre a podridão do mundo em geral e a podridão de sua vida em particular. Mas o realismo é meramente uma máscara para a essência real de depressão, que é uma estranha estranha da humanidade. Quanto mais persuadir você é do seu acesso único à podridão, mais medo você se envolver com o mundo; E quanto menos você se envolve com o mundo, mais perfidiosamente feliz - enfrentou o resto da humanidade parece continuar se envolver com isso."
--- Jonathan Franzen
"Esperando que um romance suportasse o peso de toda a nossa sociedade perturbada - para ajudar a resolver nossos problemas contemporâneos - parece-me uma ilusão peculiarmente americana. Para escrever frases de tal autenticidade que o refúgio pode ser tomado neles: isso não é suficiente? Não é muito?"
--- Jonathan Franzen
"A espécie humana recebeu domínio sobre a terra e aproveitou a oportunidade para exterminar outras espécies e aquecer a atmosfera e geralmente ruína em sua própria imagem, mas pagou este preço por seus privilégios: que o animal finito e específico O corpo desta espécie continha um cérebro capaz de conceber o infinito e desejando ser infinito em si."
--- Jonathan Franzen
"Desde que nossa tecnologia é realmente apenas uma extensão de nós mesmos, não temos que ter desprezo por sua manipulabilidade na forma como nós pode com pessoas reais. É tudo um grande loop infinito. Nós gostamos do espelho e o espelho gosta de nós. Para amigo uma pessoa é apenas para incluir a pessoa em nosso hall privado de espelhos lisonjeiros."
--- Jonathan Franzen
"Walter nunca tinha gostado de gatos. Eles pareceram a ele as sociopatas do mundo do animal de estimação, uma espécie domesticada como um mal necessário para o controle dos roedores e, posteriormente, feticizou a forma como os países infelizes feticizam seus militares, saudando os uniformes de assassinos como proprietários de gatos acariciam sua pele adorável de seus animais e perdoe suas garras e presas. Ele nunca tinha visto nada no rosto de gato, mas simparando incuriosidade e interesse próprio; Você só tinha que provocar um com um brinquedo de mouse para ver onde é verdadeiro coração deitado ... gatos eram todos sobre o uso de pessoas"
--- Jonathan Franzen
"Encontrou uma miséria perto do final do dia e demorou um pouco para avaliar toda a sua extensão. Algumas misérias tinham curvatura afiada e podiam ser negociadas prontamente. Outros não tinham quase nenhuma curvatura e você sabia que você estaria passar horas girando a esquina. Grandes misérias grandes do planeta-tamanho."
--- Jonathan Franzen
"Tudo o que ele tinha feito em relação a ela nos últimos três anos tinha sido calculado para encerrar o tipo intensamente pessoal que eles tinham quando ele era mais jovem: para obter Ela calar a boca, para treiná-la para se conter, fazer com que ela parasse de amá-lo com seu coração superfull e seu eu sem censura. E agora que a formação estava completa e ela era obedientemente trivial com ele, sentia-se com ela e queria desfazer."
--- Jonathan Franzen
"O que ele nunca entendeu sobre os homens em sua posição, em todos os livros que ele lera e filmes que ele tinha visto sobre eles, era mais claro para ele agora: você Não poderia continuar esperando amor sincero sem, em algum momento, requindo. Não havia crédito para ser ganho por simplesmente ser bom."
--- Jonathan Franzen
"Patty sabia, em seu coração, que ele estava errado em sua impressão dela. E o erro que ela foi para fazer, o erro de vida realmente grande, era ir junto com a versão de Walter dela, apesar de saber que não estava certo. Ele parecia tão certo de sua bondade que eventualmente ele o usou para baixo."
--- Jonathan Franzen
"Nossos córtexes visuais estão conectados para reconhecer rapidamente os rostos e, em seguida, subtrair rapidamente quantidades enormes de detalhes deles, zerando em sua mensagem essencial: essa pessoa é feliz? Nervoso? Medo? Faces individuais podem variar muito, mas um sorriso em um é muito parecido com um sorriso em outro. Os sorrisos são conceituais, não pictóricos. Nossos cérebros são como cartunistas - e os cartunistas são como nossos cérebros, simplificando e exagerando, subordinando detalhes faciais para conceitos cômicos abstratos."
--- Jonathan Franzen
"Ele assistiu a um catbird pulando em uma azaléia que estava se preparando para florescer; Ele invejou o pássaro por não saber nada do que ele sabia; Ele teria trocado almas com isso em um piscar de olhos. E depois pegar a asa, conhecer a flutuabilidade do ar, mesmo por uma hora: a tradia era um acéfalo, e o Catbird, com a sua indiferença animada para ele, sua certeza da individualidade física, parecia bem consciente de como era preferível Seja o pássaro."
--- Jonathan Franzen