Frases de "Marcel Proust" sobre "IFS"
"é O perverso engano do amor que começa fazendo-nos habitar não sobre uma mulher no mundo exterior, mas sobre uma boneca dentro da nossa cabeça, a única mulher que está sempre disponível de fato, a única que já possuía, a quem a natureza arbitrária de memória, quase tão absoluta quanto a da imaginação, pode ter ma DE como diferente da mulher real como o verdadeiro Balbec tinha sido do Balbec eu imaginei - uma criação fictícia que pouco a pouco, ao nosso próprio prejuízo, forçaremos a verdadeira mulher a se assemelhar."
--- Marcel Proust
"Supõe que ele esteja dentro de seu poder me insultar ? Você evidentemente não está ciente de quem você está falando? Você imagina que a saliência envelhecida de quinhentos pequenos senhores do seu tipo, amontoava um sobre o outro, teria sucesso em babar lisonicamente como as pontas do meu dedos de agosto?"
--- Marcel Proust
"Existimos apenas em virtude do que possuímos, nós possuímos apenas o que está realmente presente para nós, e muitas de nossas memórias, nossos humores, nossas ideias navegam em uma viagem de sua viagem possui até que eles sejam perdidos para a visão! Então não podemos mais levá-los em conta no total que é a nossa personalidade. Mas eles sabem de caminhos secretos pelos quais voltar para nós."
--- Marcel Proust
"Nenhum de nós constitui um material completo, idêntico para todos, que uma pessoa só tem para procurar, como se fôssemos um livro de especificações ou um último testamento; Nossa personalidade social é uma criação das mentes dos outros. Mesmo o ato muito simples que chamamos de "ver uma pessoa que sabemos" é em parte um intelectual. Nós preenchemos a aparência física do indivíduo que vemos com todas as noções que temos sobre ele, e da imagem total que nos formamos por nós mesmos, essas noções certamente ocupam a maior parte."
--- Marcel Proust
"Nós não recebemos sabedoria, devemos descobrir por nós mesmos, depois de uma jornada através do deserto que ninguém mais pode fazer para nós, que ninguém pode nos poupar, pois a nossa sabedoria é o ponto de vista da qual chegamos Por último a considerar o mundo. As vidas que você admira, as atitudes que parecem noivas para você, não foram moldadas por uma paterfamília ou de um professor, eles se arregalaram de começos muito diferentes, tendo sido influenciados pelo mal ou comum que prevaleceu em volta deles. Eles representam uma luta e uma vitória."
--- Marcel Proust
"Uma coleção de Bad Love Filho GS, esfarrapado do uso excessivo, tem que nos tocar como um cemitério ou uma aldeia. Então, e se as casas não tenham estilo, se as sepulturas estiverem desaparecendo sob ornamentos e inscrições sem gosto? Antes de uma imaginação simpática e respeitosa o suficiente para esconder momentaneamente sua desdém estética, aquele pó pode liberar um bando de almas, seus bicos segurando os sonhos ainda verdejantes que lhes deram uma ideia do próximo mundo e deixá-los regozijar ou chorar neste mundo."
--- Marcel Proust
"A razão pela qual um trabalho de gênio não é Facilmente admirado desde o primeiro é que o homem que criou é extraordinário, que poucos outros homens se assemelham a ele. É o seu trabalho em si que, fertilizando as mentes raras capazes de entendê-lo, os fará aumentar e multiplicar."
--- Marcel Proust
"Que abismo da incerteza, sempre que a mente se sente ultrapassada por si mesma; Quando, o buscador, é ao mesmo tempo a região escura através da qual deve ir buscando e onde todo o seu equipamento não irá não aproveitar nada. Procurar? Mais do que isso: crie. É cara a cara com algo que ainda não existe, que sozinho pode fazer, que sozinho pode trazer para a luz do dia."
--- Marcel Proust
"é reconfortante quando alguém tem uma tristeza para mentir no calor da cama e ali, abandonando todo o esforço e toda a resistência, para enterrar até a cabeça sob a capa , dando a si mesmo completamente, gemendo como galhos no vento do outono. Mas ainda há uma cama melhor, cheia de odores divinos. É nosso doce, nosso profundo, nossa amizade impenetrável."
--- Marcel Proust
"Um homem que cai direto para a cama noite após noite, e deixa de viver até o momento em que ele acorda e sobe, certamente nunca sonhará em fazer, Não diga grandes descobertas, mas até pequenas observações sobre o sono. Ele mal sabe que ele está dormindo. Um pouco de insônia não é sem seu valor em nos fazer apreciar o sono, em jogar um raio de luz sobre aquela escuridão."
--- Marcel Proust
"Podemos, de fato, dizer que a hora da morte é incerta, mas quando dizemos isso dessa hora como situado em uma viga e remota extensão de tempo; Não ocorre conosco que pode ter qualquer conexão com o dia que já tenha amanheceu e pode significar que a morte - ou seu primeiro ataque e posse parcial de nós, após o que nunca vai deixar de novo - pode ocorrer Naquela mesma tarde, tão longe de incerta, esta tarde cujo tempo-mesa, hora a hora, foi resolvido com antecedência."
--- Marcel Proust
"O soldado está convencido de que um certo período de tempo desginzitamente extensível é concedido a ele antes de ser morto, O ladrão antes de ser pego, homens em geral, antes de morrerem. Esse é o amuleto que preserva os indivíduos - e às vezes populações - não do perigo, mas do medo do perigo, na realidade da crença em perigo, que em alguns casos lhes permite enfrentar sem ser corajoso. Tal confiança, tão infundada, apoia o amante que conta com uma reconciliação, uma carta."
--- Marcel Proust
"Eu culpo os jornais porque todos os dias chamam nossa atenção em coisas insignificantes, enquanto três ou quatro vezes em nossas vidas, lemos livros que contêm coisas essenciais. Uma vez que for febrilmente rasgar a banda de papel envolvendo nossos jornais, as coisas devem mudar e nós deveríamos encontrar - eu não sei - os penses por Pascal!"
--- Marcel Proust
"Esses sonhos me lembraram que, já que eu queria algum dia para se tornar um escritor, era hora de decidir o que tipo de livros que eu ia escrever. Mas assim que me fiz a pergunta, e tentou descobrir algum sujeito a que poderia transmitir um significado filosófico do valor infinito, minha mente pararia como um relógio, minha consciência seria confrontada com um espaço em branco, eu sentiria isso Eu estava totalmente desprovido de talento ou talvez que alguma doença do cérebro estivesse dificultando seu desenvolvimento."
--- Marcel Proust
"Quando uma crença desaparece, sobrevive-a - cada vez mais vigorosamente, de modo a caçar a ausência do poder, agora perdida para nós, de transmitir a realidade para coisas novas - Um apego fetichista às antigas coisas que anima uma vez, como se estivesse neles e não em nós mesmos que o Divino Spark residia, e como se a nossa actual incredulidade tivesse uma causa contingente - a morte dos deuses."
--- Marcel Proust
"Não são os pensamentos da morte frequentemente virados para o aspecto prático, doloroso, obscuro e obscuro, para o "lado maruoso" da morte que é, como acontece, o lado que a morte realmente apresenta para eles e forças eles se sentirem, e que muito mais se assemelha a um fardo esmagador, uma dificuldade em respirar, uma sede destruindo, do que a ideia abstrata para a qual estamos acostumados a dar o nome da morte?"
--- Marcel Proust
"Hábito! aquele arranjador habiloso, mas lento, que começa, deixando nossas mentes sofrem por semanas a fio em trimestres temporários, mas a quem nossas mentes não são menos felizes em descobrir por fim, pois, reduzindo a seus próprios dispositivos, eles ser impotente para fazer qualquer sala parecer habitável."
--- Marcel Proust
"Conhece Balbec tão bem Você tem amigos na área? Eu tenho amigos onde quer que haja empresas de árvores, feridas, mas não vencidas, que se amontoam com a obstinação tocante para implorar um céu inclemente e impiedoso. Isso não é o que eu quis dizer: 'Interrompeu meu pai, como obstinado como as árvores e tão impiedoso quanto o céu."
--- Marcel Proust
"Este amor da nossa, na medida em que é um amor por uma criatura em particular, não é talvez uma coisa muito real, já que, embora as associações de reflexões agradáveis ou dolorosas possam prendê-la por um tempo para uma mulher ao extensão de nos fazer acreditar que foi inspirado por ela de uma maneira logicamente necessária, se, por outro lado, nos separamos deliberadamente ou inconscientemente dessas associações, esse amor, como se fosse de fato espontânea e surgiu de nós mesmos sozinhos, Revive a fim de conceder a si mesmo em outra mulher."
--- Marcel Proust
"Para todos que, não tendo sentido artístico - isto é, nenhuma submissão à realidade subjetiva - pode ter o jeito de raciocinar sobre a arte até o dia do juízo final, Especialmente se ele for, além disso, um diplomata ou financista em contato com as 'realidades' dos dias atuais, está muito pronta para acreditar que a literatura é um jogo intelectual que está destinado a ser abandonado gradualmente com o passar do tempo."
--- Marcel Proust
"Quando a mente tem uma tendência a sonhar, é um erro manter os sonhos longe de para racionar seus sonhos. Enquanto você distrair sua mente de seus sonhos, não os saberá pelo que são; Você sempre estará sendo levado pelo aparecimento das coisas, porque você não terá compreendido sua verdadeira natureza. Se um pouco de sonhar é perigoso, a cura para não sonhar menos, mas sonhar mais, sonhar o tempo todo. É preciso ter uma compreensão completa de um"
--- Marcel Proust
"Em ne re c ° oit pas la sagesse, il faut la de couvrir soi-me " , ONU ONU TRAJET QUE PERSONE NE POUT FAIE DURANS NUS, NE PEut Nous E Pargner. Nós não recebemos sabedoria. Devemos nos descobrir depois de experiências que ninguém mais pode ter para nós e de onde ninguém mais pode nos poupar ."
--- Marcel Proust
"Dizemos que a hora da morte não pode ser prevista, mas quando dizemos isso, imaginamos essa hora como colocado em um futuro obscuro e distante. Nunca nos ocorre que tem alguma conexão com o dia já iniciado ou que a morte poderia chegar a esta mesma tarde, esta tarde que é tão certa e que tem todas as horas cheias de antecedência."
--- Marcel Proust
"Uma pessoa não ... fica imóvel e claro diante de nossos olhos com seus méritos, seus defeitos, seus planos, suas intenções em relação a nós expostas em sua superfície ... mas é uma sombra que nunca podemos ter sucesso Na penetrante ... uma sombra atrás da qual podemos imaginar alternadamente, com igual justificação, que queima a chama do ódio e do amor."
--- Marcel Proust